Como preparar a sua rede WiFi para o Natal

Compartilhe

O Natal está chegando, e é importante deixar a sua rede WiFi pronta para ver todos os conteúdos multimídia, rodar os jogos e manter o contato com parentes e amigos. Você não vai querer ter a sua chamada de vídeo na noite de Natal com os familiares prejudicada por causa de um WiFi que não vai aguentar a demanda.

Por isso, vamos compartilhar esse artigo com algumas dicas e recomendações para que a sua conexão WiFi aproveite o Natal da melhor forma possível.

 

 

 

O seu WiFi é bom o suficiente?

 

É a primeira pergunta que você precisa responder. Avalie se você tem um serviço de internet que atende às suas necessidades, com um provedor que oferece um sinal de qualidade e um roteador apto para aproveitar a velocidade contratada ao máximo.

Isso é considerado crucial para bons resultados de internet na sua casa. Caso contrário, você terá que realizar mudanças no provedor, no tipo de conexão e no hardware, mas todos os procedimentos são simples. Na pior das hipóteses, você terá que investir em um novo roteador, brigar um pouco com o provedor (ou trocar a empresa que fornece o serviço) e ajustar algumas configurações que devem estar fora do lugar.

 

 

 

Atualize a segurança e se livre dos intrusos

 

Manter o seu WiFi seguro não exige medidas muito complicadas. Basta mudar a senha da rede para evitar que intrusos tenham acesso à ela. Além disso, considere também ocultar o nome de sua rede.

Para realizar os dois ajustes, abra em em seu navegador web o endereço «http://192.168.0.1/» para entrar nas configurações do seu roteador. Uma vez aqui, vá na opção WLAN e procure as três opções correspondentes.

Use números, letras em maiúscula e minúscula, símbolos especiais e, pelo menos, duas palavras que não fazem o menor sentido. Se você vai desativar o nome de rede, crie uma rede de convidados, caso você recebe visitas com frequência

 

 

 

Melhore a velocidade, o alcance e a estabilidade do WiFi

 

A velocidade de sua conexão pode estar limitada pelo serviço contratado, e também pelos valores máximos do roteador, ou pelas limitações próprias dos dispositivos em sua casa. Mesmo assim, existe uma série de procedimentos a serem tomados para maximizar a velocidade, o alcance e a estabilidade de sua conexão, de modo bem simples.

Tente as soluções a seguir:

 

Colocação do roteador : Colocar o roteador em uma posição central elevada e longe de fontes de interferência pode nos ajudar a melhorar o alcance e a estabilidade do sinal.

Mudança de canal: os roteadores de nova geração o fazem de forma automática, ou seja, buscam por si próprios os canais menos saturados. Se o roteador não tiver, você pode inserir suas configurações e alterá-las manualmente.

Use o Wi-Fi 4 e o Wi-Fi 5 com sabedoria:  embora o Wi-Fi 5 funcione mais rápido e sofra menos interferência, ele também tem um alcance mais curto do que o Wi-Fi 4. Se você estiver se conectando de um área muito longe do roteador e você tiver problemas tente a rede Wi-Fi 4.

Atualize seu roteador – verifique se há atualizações de firmware e atualize o “cérebro” do seu roteador para obter os aprimoramentos mais recentes disponíveis.

O problema dos protocolos antigos: usar os padrões Wi-Fi 1 (b), Wi-Fi 2 (a) e Wi-Fi 3 (g) nos trará sérios problemas, pois reduzirá muito o desempenho de nossa conexão. Evite-os a todo custo.

Reinicie o roteador – pode ajudá-lo a eliminar problemas subjacentes, falhas e conflitos que não são totalmente resolvidos de maneira “normal”.

Oriente bem as antenas : isso também pode ser útil se você precisar direcionar o sinal especialmente para determinados cantos da sua casa.


Compartilhe