Infelizmente, tem muita gente desocupada tentando roubar contas do Instagram de alheios, seja através do smartphone ou via PC. Hoje, mostramos como você pode evitar em ser vítima desse tipo de problema.

Há formas simples para detectar uma invasão na sua conta do Instagram. A seguir, mostramos as três formas mais recorrentes para roubar senhas do Instagram, e como detectar a tentativa.

 

 

Através de um link

 

A forma mais usada pelos hackers e “amigos” não tão amigos.

A pessoa em questão nos envia um link suspeito de uma foto do Instagram. Apesar de parecer um link válido, ele nos leva para uma página parecida com a do Instagram, mas com a interface de login para usuário e senha.

Para detectar se é uma página falsa, verifique o certificado de segurança no navegador. No Chrome, é o símbolo do cadeado no canto esquerdo da barra de endereços.

A próxima janela mostra todos os detalhes do certificado. Observe esses dados e, se o proprietário for o Instagram, é sinal que o link será totalmente confiável.

 

 

Através de um e-mail

 

Outra forma muito comum, mas mais detectável que a anterior.

Você recebe um suposto e-mail avisando que tentaram acessar o seu perfil do Instagram. Tal e-mail tem estética similar ao dos e-mails similares do serviço e um link aparentemente real que aponta para a página oficial. É claro que tudo isso é falso.

A primeira coisa a fazer quando receber um e-mail assim é observar o endereço do e-mail em questão. Se ele é diferente do domínio do Instagram (@instagram.com), as chances desse e-mail ser falso são enormes.

Você também pode verificar o link para o qual você será direcionado, e observe o seu certificado de segurança, da mesma forma que faria com um link.

Mas o melhor mesmo é acessar o aplicativo no smartphone para mudar a senha do Instagram. Nunca use um link recebido por outras vias para realizar tal alteração.

 

 

Através do site web ou aplicativos

 

É até mais frequente que os métodos anteriores.

Aplicativos que podem ver nosso perfil ou obter dados de outra pessoa como fotos, e-mail e senha. Tais apps ou páginas web certamente pediram o seu nome de usuário e senha. E assim os seus dados vão embora, porque você mesmo forneceu essas informações.

Nesse caso, é melhor mudar a senha o quanto antes.