Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como pesquisar na Internet com o ChatGPT

Como pesquisar na Internet com o ChatGPT

Compartilhe

O ChatGPT agora oferece um motor de busca interno, disponível para usuários do plano pago ChatGPT Plus. E aqui, já existe uma grande péssima notícia para a maioria das pessoas que não podem pagar a mais para usar a Inteligência Artificial da OpenAI.

Essa funcionalidade é uma tentativa da OpenAI de competir diretamente com mecanismos de busca como Google e ferramentas de IA como o Perplexity AI. E no caso específico da gigante de Mountain View, pode representar uma grande quebra de paradigma, ameaçando a sério uma empresa que era clara vencedora no setor.

Neste artigo, vamos mostrar as primeiras impressões de uso do buscador do ChatGPT, antecipando o que deve ficar disponível para todos os usuários no futuro.

 

Simplicidade e eficiência nas pesquisas

O objetivo da OpenAI é facilitar a experiência de pesquisa, eliminando a necessidade de percorrer uma lista de links para encontrar fontes confiáveis.

Se isso realmente acontecer, sites como o TargetHD.net estão condenados à extinção, já que a tendência é que os usuários parem de visitar as páginas por receberem as respostas de forma direta, logo no primeiro resultado apresentado.

O Google está fazendo mais ou menos a mesma coisa ao integrar o Gemini no seu mecanismo de buscas, e os sites web já sentem a queda de visitas regulares.

Mas ver a OpenAI ameaçar o parquinho do Google é algo, no mínimo, interessante.

De qualquer forma, a ferramenta permite uma interação mais humana, em que você não precisa adaptar sua linguagem como em uma busca convencional.

 

Como utilizar o motor de busca

Como foi destacado no começo deste artigo, é necessário ser um usuário com assinatura do ChatGPT Plus para acessar a funcionalidade. Não há previsão de lançamento do buscador para todos os usuários (por enquanto).

O ícone do motor de busca aparece à esquerda da barra de escrita. Ao clicar no botão de pesquisa, a funcionalidade é ativada e permite que o usuário veja tendências e realize pesquisas diretamente na interface do ChatGPT.

A experiência de buscas é integrada, sem a necessidade de sair da página, simplificando a exibição e visualização de resultados.

A interação deve ser feita de forma conversacional, diferente das buscas tradicionais em mecanismos como o Google. A consulta se assemelha a um diálogo comum com o ChatGPT, focada em obter respostas detalhadas e contextualizadas.

Na prática, a experiência de uso do buscador é muito similar com aquela oferecida pelo chatbot de texto. A grande diferença entre as duas propostas é que o ChatGPT puro não faz consultas na internet, utilizando o banco de dados que possui (limitado por uma data).

Já o buscador sai pela internet buscando as respostas e integrando as informações encontradas na conversa, respondendo de forma natural aos conteúdos solicitados pelo usuário.

A principal vantagem do buscador do ChatGPT é a capacidade de acessar respostas e tendências em um só lugar, com um fluxo mais intuitivo e simplificado. E aqui está o grande diferencial da proposta da OpenAI: se destacar pela experiência amigável e pela eficiência em consolidar informações.

Não é um exagero afirmar que existem algumas pessoas no Google chorando em posição fetal, gemendo e com medo, diante de tudo o que o buscador do ChatGPT pode fazer.


Compartilhe