Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como personalizar o seu mouse no Windows 11

Como personalizar o seu mouse no Windows 11

Compartilhe

A personalização do mouse no Windows 11 pode otimizar a experiência de cada usuário no computador, já que permite os ajustes individuais do periférico em função das atividades ou necessidades no dia a dia.

Contar com recursos adicionais no mouse é sinônimo de produtividade. Com opções como alterar o botão principal (principalmente quando você é canhoto) e a velocidade de rolagem, você pode melhorar (e muito) a sua produtividade e conforto ao utilizar o sistema operacional da Microsoft.

Neste artigo, mostramos como você pode personalizar as configurações do mouse no Windows 11 de forma simples.

 

Por que você precisa aprender isso?

A personalização das configurações do mouse não apenas melhora a usabilidade do usuário com o Windows, mas também pode prevenir desconfortos físicos.

Quando você ajusta o mouse ao seu estilo de uso ou priorizando suas necessidades, você pode (inclusive) reduzir as lesões por esforço repetitivo.

Afinal de contas, a personalização do mouse faz com que você utilize o periférico de forma mais eficiente, com menos cliques.

Isso pode ser alcançado pelo ajuste da sensibilidade dos botões e sensores de movimento do periférico.

Com o passar do tempo, as customizações dos ajustes do mouse vão entregar para qualquer usuário uma experiência mais produtiva e saudável.

E eu tenho certeza de que qualquer pessoa que usa o computador de forma intensa todos os dias vai querer receber esses benefícios.

 

Como personalizar o seu mouse no Windows 11

Tudo começa pela área de configurações do mouse no sistema operacional.

Para acessar essas configurações, clique na barra de pesquisa do Windows ou simplesmente pressione a tecla Windows e digite “Configurações”.

Em seguida, é necessário navegar até “Dispositivos” e selecionar “Mouse”, onde diversas opções de personalização estarão disponíveis para ajuste.

Na seção de configurações do mouse, você pode modificar aspectos como o botão principal para cliques, a velocidade da rolagem e as configurações da roda do mouse.

Realize os ajustes e modificações que melhor atendem as suas necessidades e preferências individuais. E sem medo de errar, pois qualquer ajuste nessa área do sistema é totalmente reversível.

 

Explorando opções adicionais

A seção “Opções de configuração relacionadas” oferece ainda mais possibilidades de personalização do mouse, deixando esse aspecto do Windows a sua cara.

Ao clicar em “Configurações adicionais do mouse”, o usuário é direcionado a uma janela com opções como bloqueio de clique e personalização do ponteiro, permitindo um nível maior de ajuste.

A personalização do ponteiro do mouse é uma das características mais chamativas dentro dessa tarefa de customização do elemento de interação do Windows.

Você pode alterar o estilo, o tamanho e até mesmo a cor do ponteiro, o que pode facilitar a visualização e a interação com a interface do Windows 11.

Para alterar a aparência do ponteiro do mouse, faça o seguinte:

  1. Clique em Iniciar > Configurações > Facilidade de acesso > Ponteiro do mouse
  2. Selecione Alterar o funcionamento do mouse ou Cursor e ponteiro
  3. Personalize a cor, o tamanho ou a forma do mouse
  4. Ajuste o controle deslizante em Alterar o tamanho do ponteiro até que o ponteiro do mouse tenha o tamanho desejado
  5. Altere a cor do ponteiro do mouse para branco, preto, invertido ou qualquer uma das cores sugeridas brilhantes

Para aqueles que utilizam configurações de múltiplas telas, as opções de controle do mouse ao atingir os limites da área de trabalho são particularmente úteis.

Essa configuração melhora a navegação e a experiência geral do usuário, o que vai beneficiar de forma direta a quem trabalha em modo multitarefa ou com várias áreas de trabalho no computador.


Compartilhe