TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como personalizar o menu Compartilhar do Android | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como personalizar o menu Compartilhar do Android

Como personalizar o menu Compartilhar do Android

Compartilhe

Com certeza você já utilizou pelo menos uma vez na vida o menu Compartilhar no seu smartphone Android. Ele normalmente aparece quando você quer enviar aquela foto comprometedora para alguém no WhatsApp.

Na verdade, você pode compartilhar qualquer tipo de conteúdo, mas entendi que seria mais interessante se eu usasse o exemplo do WhatsApp, pois essa é uma forma fácil para todo mundo entender o que o recurso faz.

Neste post, vamos mostrar como você pode personalizar o menu Compartilhar no Android, deixando o recurso ainda mais prático e funcional para as mais diferentes necessidades.

 

 

 

Personalizando o menu Compartilhar do Android

 

 

Personalizar o menu Compartilhar no seu smartphone Android vai além de uma simples customização estética. Essa modificação deixa o recurso mais prático para quem já está acostumado a deixar tudo no telefone do seu jeito, deixando alguns recursos ainda mais acessíveis.

Alguns fabricantes oferecem uma maior variedade de alternativas para a personalização do menu Compartilhar, e nas versões mais recentes do Android isso se tornou mais comum para telefones com diferentes modelos.

Agora, o Google oferece uma forma bem simples de mover os ícones do menu Compartilhar dentro da interface, permitindo que essa customização seja feita com rapidez e praticidade por qualquer usuário.

Assim, você pode escolher a ordem dos aplicativos que você deseja, o que vai deixar a sua vida mais ágil e prática na hora de executar determinados aplicativos.

Se você tem um smartphone com o Android 11 ou superior, siga os passos abaixo para fixar um aplicativo no menu Compartilhar:

  1. Abra uma foto na galeria do seu smartphone (ou um vídeo, ou um arquivo de mídia, ou um documento, etc) e clique em compartilhar.
  2. Quando o menu de compartilhamento for aberto, procure o aplicativo favorito que você usa constantemente para enviar esse conteúdo.
  3. Em seguida, pressione e segure seu ícone e clique em Definir .
  4. Depois disso, você só terá que repetir esse mesmo processo com outros aplicativos que deseja ter em primeiro lugar.

 

 

 

Diga adeus aos apps de terceiros para essa função

O que o Google mais deseja para o Android é deixar o sistema operacional móvel o mais simples e acessível possível para todos os usuários, independente do perfil de uso e de suas habilidades ou conhecimentos com o smartphone.

Com a chegada da simplicidade na customização do menu Compartilhar, os usuários podem começar a se despedir de aplicativos de terceiros que realizam essa tarefa. A partir do Android 12, tais apps que interferem nessa customização se tornam obsoletos e, em alguns casos, proibidos de serem utilizados em algumas interfaces.

Alguns fabricantes de smartphones contam com aplicativos próprios que realizam esse compartilhamento de apps e programas. Vale a pena pelo menos testar esses apps para, dessa forma, descobrir se alguma alternativa vai atender as suas necessidades de forma plena.

Caso contrário, vai ter que ficar com a opção que o Google oferece. O que já é o suficiente para muita gente.


Compartilhe