TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como perder menos tempo nas redes sociais? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como perder menos tempo nas redes sociais?

Como perder menos tempo nas redes sociais?

Compartilhe

Eu sei o que você vai dizer: “se conselho fosse bom, se vendia na farmácia”. Mas como estamos falando das redes sociais (e dos efeitos negativos que ela pode gerar em nossas vidas), entendo que é importante contribuir para o debate e oferecer algumas dicas para garantir a saúde mental de muitas pessoas.

As redes sociais se transformaram em uma parte importante para a vida de muitas pessoas. Porém, em alguns casos, essa relação não pode ser o equivalente ao “publicar fotos no Instagram é tão importante quanto respirar para mim”.

Tal comportamento pode gerar uma série de problemas no dia a dia. Existem diagnósticos de pessoas que sofrem da síndrome do FOMO, ou seja, que não conseguem ficar longe das redes sociais por medo de perder alguma coisa importante (o que, na maioria dos casos, nem chega perto de ser algo realmente importante).

Essas pessoas deixam de viver o presente, escapando para um mundo virtual onde tudo é teoricamente mais agradável. Porém, na prática, vivem uma prisão silenciosa, onde a vida aparentemente perfeita de outras pessoas acaba machucando a existência infeliz de alguém que não consegue encarar o mundo de forma objetiva e positiva.

Se você passa mais tempo que o normal dentro das redes sociais, este pode ser o melhor momento para iniciar um processo de desintoxicação. Não é algo tão drástico quanto parece. Basta seguir os conselhos descritos neste artigo, e tudo vai ficar gradativamente mais fácil.

 

Crie momentos sem acesso às redes sociais na sua casa

Se distanciar das redes sociais é muito mais complicado do que parece. É algo bem comum ficar revisando o status de qualquer plataforma, pois esses serviços foram feitos para serem viciantes.

Muitas vezes olhamos o feed do Twitter ou consultamos o WhatsApp durante as refeições, o que é algo muito errado. A sugestão aqui é criar áreas na sua casa onde é proibido ver as redes sociais ou, em casos, mais drásticos, usar o smartphone.

Como, por exemplo, a mesa de jantar, durante as refeições. Ou na sala de estar, com visitas, durante uma conversa. Determine que nessas áreas o uso do smartphone é algo proibido, e você verá que, com o passar do tempo, se distanciar das redes sociais é algo teoricamente possível.

 

Desative as notificações

Muitas pessoas simplesmente não podem desativar as notificações nas redes sociais ou comunicadores instantâneos porque trabalham com isso e dependem dessa característica para serem alertados sobre determinados eventos.

O problema é que receber as notificações de forma constante é algo que obriga os usuários a olhar para as telas dos seus dispositivos o tempo todo, o que resulta automaticamente na queda de produtividade, perda de concentração e procrastinação a longo prazo.

Ao desativar as notificações das redes sociais, você perde a necessidade constante de ficar olhando para a tela do smartphone o tempo todo. E essa atitude é fundamental para obter uma melhor relação com essas plataformas online.

Se você puder, desative todas as notificações das redes sociais. Ou pelo menos configure as plataformas para receber apenas os alertas mais importantes.

 

Tire dias livres das redes sociais

Dosar o uso das redes sociais pode ser uma medida programada e igualmente eficiente. E a forma mais fácil de dosificar o uso das plataformas é estabelecer pequenas pausas que podem aumentar para algumas horas e, depois, alguns dias.

Com o passar do tempo, a dependência das redes sociais será gradativamente menor. E você vai perceber que é sim possível passar o final de semana sem consultar as plataformas conectadas.

O mundo perfeito pede que você desinstale todos os aplicativos de redes sociais do seu telefone para vencer a tentação de continuar a seguir os conteúdos publicados. Mas como isso não é possível para muitas pessoas, ter o final de semana longe do telefone já é um grande avanço.

 

Monitore o tempo que você fica nas redes sociais

Muitas pessoas não são conscientes sobre o tempo que passam utilizando as redes sociais, e esse é um enorme problema dos tempos modernos.

Na prática, todo mundo passa mais tempo no Instagram, TikTok ou Twitter do que imagina ou acredita, e isso traz prejuízos enormes para a produtividade e saúde mental.

Neste caso, a melhor coisa que você pode fazer é monitorar o tempo que você usa as redes sociais, buscando assim uma maior eficiência neste uso consciente e racional. Consulte o gerenciamento de consumo de bateria nos ajustes do smartphone, e você pode conferir de forma bem simples qual é o tempo que você gasta dentro de cada serviço.

Com essas informações mais claras, você pode decidir quanto tempo vai estabelecer para cada serviço, estabelecendo um gerenciamento desse tempo para melhor atender as suas necessidades.

 

Adote novos hobbies

Passar horas nas redes sociais é uma perda de tempo em vários aspectos. Um tempo que poderia ser gasto com trabalho, estudo ou na adoção de novos hábitos.

Um dos melhores conselhos que podem ser adotados por qualquer pessoa que passa tempo demais nas redes sociais é utilizar esse mesmo tempo para tentar novas atividades.

O ideal é começar aos poucos com novos hobbies, com pequenas porções de tempo dedicado para essa nova atividade. Aos poucos, você oferece mais tempo para desenvolver uma nova rotina na sua vida e, dessa forma, aumentando as chances de alcançar uma vida mais saudável.

 

Instale aplicativos que limitam o tempo de uso

Se é difícil para você ficar revisando o tempo todo o tempo gasto nas redes sociais (e ainda está consultando as plataformas constantemente, de forma consciente ou não), pode instalar aplicativos que fazem o trabalho pesado por você.

Alguns apps podem realizar o gerenciamento de tempo para aquelas pessoas que querem manter ou aumentar a concentração em alguma tarefa ou atividade. Muitos profissionais recomendam e usam o Método Pomodoro para se desconectar de forma intermitente das redes sociais, e vários softwares se baseiam nesses métodos para gerenciar o uso das plataformas conectadas.

Na prática, qualquer aplicativo voltado para a produtividade pode te ajudar na hora de se desconectar por completo das redes sociais, mesmo que em um primeiro momento este processo seja algo muito difícil ou complicado.

 

Se esforce para ficar longe do seu smartphone

Ter o smartphone por perto o tempo todo pode resultar em um tempo maior nas redes sociais. O fácil acesso ao dispositivo o tempo todo acaba estimulando a consulta por novidades online.

Eu sei. Falar é fácil. Difícil é fazer.

Mas ficar longe do smartphone pode ser uma das melhores e mais eficientes formas para evitar o uso das redes sociais por muito mais tempo que o desejado.

A melhor forma para alcançar esse objetivo é manter o dispositivo em outros locais ou cômodos da casa ou escritório, impedindo que você mesmo tenha um acesso ao dispositivo de forma mais cômoda ou facilitada.


Compartilhe