TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como passar um áudio do WhatsApp para texto | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como passar um áudio do WhatsApp para texto

Como passar um áudio do WhatsApp para texto

Compartilhe

Tempo é dinheiro, minha gente. E não é todo mundo que tem tempo (ou dinheiro) sobrando.

Eu tenho certeza de que você já recebeu um áudio longo no WhatsApp no meio do trânsito ou de alguma atividade importante, e não tem tempo para ouvir aquele conteúdo. E existe a possibilidade de ser algo realmente importante (mas na maioria dos casos é algo que poderia ser resumido em uma frase).

De qualquer forma, transcrever esse áudio recebido pelo WhatsApp em texto pode ser uma mão na roda para muita gente. E existe uma forma de fazer isso sem precisar recorrer a aplicativos de terceiros, tanto no Android como no iPhone.

Neste post, mostramos como você pode transcrever os áudios recebidos no WhatsApp em texto de forma bem simples.

 

Um bot para salvar a sua vida

O recurso de transição de áudio em texto já existe de forma nativa no Telegram, mas bem sabemos como a turma do Mark Zuckerberg é meio devagar na hora de “pegar emprestado” as boas ideias dos aplicativos concorrentes.

De qualquer forma, existe um bot que pode salvar a nossa vida nessa missão. O Alfred The Transcriber foi criado especificamente para essa missão de conversão das mensagens de voz em textos.

Para tudo funcionar, basta adicionar o número +14156809230 na sua lista de contatos do smartphone (ou simplesmente clicar neste link) e salvar o contato com o nome Alfred The Transcriber (ou qualquer outro nome de sua preferência).

Com o contato salvo, abra a conversa onde você recebeu a mensagem de voz que precisa ser transcrita em texto, selecione o arquivo de áudio e encaminhe o conteúdo para o Alfred The Transcriber. Em poucos segundos, o bot entra em ação, realizando a transcrição do conteúdo para o formato de texto.

Primeiro, vai aparecer a mensagem automática “Alfred is typing” e, logo depois, a transcrição da mensagem é enviada por completo, mostrando o conteúdo do áudio em texto. Ou seja, algo muito simples e prático…

…mas com alguns asteriscos a serem observados.

 

As limitações do Alfred The Transcriber

Nem tudo é tão fácil quanto parece.

Para os arquivos de áudio muito longos produzidos por pessoas que confundem mensagens de voz com podcasts, você será obrigado a ouvir os conteúdos por inteiro, como sempre fez. Isso acontece porque o Alfred The Transcriber só consegue transcrever os arquivos com até 60 segundos de duração.

Para os arquivos com mais de 60 segundos, o bot informa sobre essa limitação. Logo, aprenda a lidar com essa característica para fazer um bom uso do serviço.

De qualquer forma, o Alfred The Transcriber funciona muito bem, mesmo com algumas palavras ficando um pouco confusas, algo que pode acontecer com outros arquivos de transcrição de áudio para texto. Tudo vai depender da pronúncia e da velocidade da fala.

Outro ponto que precisa ser enfatizado antes de terminar este artigo está nas questões de privacidade implícitas no uso desse bot.

É sempre importante lembrar que não apenas uma pessoa, mas uma equipe inteira por trás do funcionamento do bot podem acessar o conteúdo dos áudios enviados por essa solução. A página de privacidade do Alfred The Transcriber alerta que as mensagens de voz não serão compartilhadas com terceiros, mas como são compartilhadas com a empresa responsável pelo bot, é possível que, na prática, uma violação de privacidade está acontecendo de alguma forma.

No final das contas, você está compartilhando mensagens privadas com desconhecidos. E a única coisa que pode aliviar o lado do Alfred The Transcriber é que esse compartilhamento está protegido de vazamentos de qualquer forma, já que o WhatsApp possui a codificação ponta a ponta, inclusive nesse tipo de serviço.

De qualquer forma, vale a pena ao menos recomendar a disponibilidade do serviço como uma opção para aqueles usuários que desejam saber qual é aquele conteúdo de áudio que não dá para ouvir em um momento mais pontual.


Compartilhe