Como participar de uma chamada de vídeo no Google Meet via Gmail

Compartilhe

A batalha entre os aplicativos de chamadas de vídeo em grupo continua, apesar do isolamento social (lá fora, e é bom eu deixar isso bem claro; no Brasil é que avacalharam as coisas) diminuir com a flexibilização das regras em alguns países.

O chamado ‘novo normal’ vai fazer com que muitas pessoas adotem o home office ou o tele trabalho como o novo estilo de vida profissional, seja pelas questões de saúde (enquanto uma vacina não aparecer, será muito perigoso para as pessoas que fazem parte do grupo de risco voltarem a trabalhar nos escritórios), seja por questões econômicas (o home office é mais barato para o profissional e para a empresa), ou seja pela comodidade (é muito melhor trabalhar em casa, na minha opinião).

Por isso, os aplicativos de chamadas de vídeo em grupo vão seguir evoluindo e melhorando por um bom tempo, ou enquanto estiverem em evidência (se bem que, depois de tudo o que aconteceu, eles chegaram para ficar). O Google decidiu integrar a sua alternativa, o Meet, dentro do Gmail. Porém, só sabíamos que isso ia acontecer na versão web, e nada foi revelado sobre como seria essa integração nas plataformas móveis.

Até agora.

O Google decidiu mostrar detalhes sobre a integração do Google Meet com a versão do Gmail para iOS e Android, e vamos mostrar de forma breve nesse post como tudo vai funcionar.

Por conta das novas funções do Meet dentro do Gmail, é possível entrar em uma chamada de vídeo em grupo dentro dessa plataforma de forma muito rápida: com um simples clique em um link. Logo, vamos ver nesse post como será esta integração na interface móvel.

 

 

 

Como entrar em uma chamada de vídeo do Google Meet via Gmail

 

 

O Google Meet já possui integração com o Gmail para iOS e Android, e isso permite que você entre em uma chamada de vídeo em grupo de forma direta a partir de um simples e-mail recebido. Como sempre, a disponibilidade do recurso acontece em diferentes fases, de modo que o Google avisa que os usuários vão ver essa função ativa em seu Gmail ‘nas próximas semanas’. Mas a sua disponibilidade já está valendo de forma oficial.

Basicamente, você vai ver uma nova aba dedicada ao Google Meet quando você tiver novas reuniões agendadas no Google Calendar. A partir daí, basta você clicar em qualquer uma dessas reuniões com chamada de vídeo em grupo para entrar na sala da conversa.

 

 

Do mesmo modo, você também pode entrar em salas de reunião de vídeo quando receber um e-mail com um link para essa chamada de vídeo. E tudo isso, sem sair do aplicativo do Gmail, e dentro do próprio e-mail recebido.

Se você não é um usuário do Google Meet ou não quer ver essa aba ativa no seu Gmail, pode simplesmente desativar a integração manualmente, a partir dos ajustes do software de correio eletrônico. Essa é uma opção válida para os usuários que simplesmente não desejam utilizar o serviço de chamadas de vídeo atrelado ao seu e-mail.

Pronto. Mais simples do que isso, impossível. O recurso vale muito a pena para simplificar a vida dos usuários mais leigos e melhorar a experiência de uso dos mais produtivos.

 

 

Via Google


Compartilhe