O Google Pay agora suporta transações via Pix no Brasil, uma novidade anunciada em parceria com o C6 Bank e o PicPay.
A integração permitirá a realização de pagamentos e transferências via Pix diretamente pela Carteira do Google (Google Wallet).
Pode não parecer, mas essa é uma mudança de usabilidade que será muito bem-vinda para muitos usuários, já que (em teoria) você dispensa a necessidade de sempre entrar no seu aplicativo de banco ou até mesmo a obrigatoriedade em contar com uma conexão de internet para realizar o pagamento por Pix no seu smartphone.
Como vai funcionar?
A Carteira do Google armazenará não apenas cartões de crédito e débito, mas também contas de instituições financeiras. Dessa forma, os usuários poderão realizar transações via Pix usando suas contas bancárias cadastradas na plataforma.
Existem diferenças substanciais de funcionamento entre o Google Pay e a Carteira do Google, e isso acaba influenciando nesse novo método de pagamento por Pix.
O Google Pay é o sistema responsável pelo processamento de pagamentos, enquanto a Carteira do Google é a plataforma que armazena diferentes formas de pagamento e documentos digitais.
Ou seja, a Carteira do Google usa o Google Pay para efetuar as transações financeiras. No nosso caso em especial, a ponta final do processo é o Wallet.
O Google Pay participa do open finance brasileiro desde dezembro de 2022, o que reforça a segurança das transações via Carteira do Google.
Além disso, a função Encontre Meu Dispositivo permite desativar a conta cadastrada na plataforma caso o celular seja perdido ou roubado.
As transações via Pix na Carteira do Google poderão ser feitas usando chaves Pix, a função de copiar e colar o código Pix, e a leitura de QR Codes.
Tá, mas… e a minha segurança como usuário?
Para prevenir fraudes, o Google implementou um processo de verificação de identidade e vínculo de conta, onde apenas o titular poderá vincular os dados ao Google Pay e, dessa forma, realizar as transações financeiras.
Inicialmente, somente as contas do C6 Bank e PicPay serão suportadas para transações via Pix na Carteira do Google. A liberação para clientes e outros bancos será gradual para permitir ajustes e aperfeiçoamentos no sistema.
Na fase inicial, haverá um limite de valor diferenciado para transações via Pix, que ainda não divulgado. Não foi informado se o usuário poderá alterar esse valor após a ativação.
Outras instituições financeiras poderão ser incluídas no futuro, dependendo do sucesso da implementação inicial.
Via Tecnoblog