Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como pagar pelo smartphone sem contar com uma conexão à internet

Como pagar pelo smartphone sem contar com uma conexão à internet

Compartilhe

Sei que o Pix por aproximação já existe (ele estreia de forma oficial no Brasil em 28 de fevereiro, mas alguns bancos já fizeram os seus testes), e que essa prática de pagamentos vai facilitar (e muito) a vida dos usuários.

Porém, muitos ainda precisam lidar com o fato de que dependem de uma conexão à internet para realizar o pagamento por Pix. O que pode ser um problema em determinados estabelecimentos que não oferecem o WiFi para essa finalidade, ou para os locais onde a rede de dados móveis não funciona muito bem.

Para esses cenários específicos, é sempre bom saber que é possível utilizar o smartphone para realizar pagamentos na grande maioria dos estabelecimentos. E dá para fazer isso, mesmo quando o seu telefone está desconectado da internet.

 

Simplesmente use o NFC

É possível realizar pagamentos pelo smartphone mesmo sem conexão com a internet, graças à tecnologia NFC (Near Field Communication). A funcionalidade resolve alguns dos maiores medos das pessoas ao fazer compras: ficar sem dinheiro, esquecer o cartão ou não conseguir pagar devido à falta de conectividade.

A tecnologia NFC permite a transmissão de dados sem fio entre dispositivos que estão próximos uns dos outros. Para transformar o seu smartphone em sua principal ferramenta de pagamentos, basta que você adicione os cartões virtuais de sua conta em uma carteira digital.

Quando você adiciona seu cartão ao serviço de pagamento do celular, como o Google Pay, o Samsung Pay ou o Apple Pay, as informações ficam armazenadas temporariamente no dispositivo, dispensando a necessidade de internet no momento da transação.

Além de ser um método seguro pelas duas pontas (tanto no dispositivo quanto no próprio banco, já que cartões virtuais podem ser criados e eliminados a qualquer momento), o NFC entrega a praticidade tão desejada para quem não quer levar o cartão de crédito ou débito consigo o tempo todo.

 

Como realizar pagamentos com o smartphone via NFC

O processo é simples: basta aproximar o celular do terminal de pagamento (POS), aguardar alguns segundos e a transação será concluída automaticamente. É como se você estivesse usando o próprio cartão físico, pois o procedimento de pagamento é basicamente o mesmo.

É importante ressaltar que existe um limite para o número de pagamentos que podem ser realizados sem internet. A maioria dos serviços permite até 10 transações consecutivas utilizando apenas a tecnologia NFC.

Após atingir esse limite, será necessário conectar o celular à internet para continuar realizando pagamentos. Esse procedimento é importante para evitar as fraudes que podem acontecer, já que existe a possibilidade do seu smartphone ser perdido ou roubado.

Vale lembrar que, embora o seu smartphone não precise de internet para efetuar o pagamento via NFC, o estabelecimento comercial necessita de uma conexão à internet para verificar o saldo e processar a transação. A mesma regra vale para os vendedores ambulantes que usam as populares maquininhas de pagamento.

Quando seu celular estiver conectado à internet novamente, você receberá as informações sobre seu saldo e notificações das transações realizadas.

Existem outras formas de pagamento móvel que exigem conexão com a internet, como envio de dinheiro via Bizum, PayPal, transferências bancárias e similares. Porém, em todos os cenários mencionados, não é possível concluir a operação offline.

Logo, o NFC é o recurso mais recomendado e seguro para quem quer realizar pagamentos sem a obrigação de ter uma conexão de internet ativa, e até mesmo para aqueles que não querem carregar o cartão físico para qualquer lugar.

Vale a pena dar uma chance e transformar o seu telefone em uma carteira virtual. As vantagens são enormes.


Compartilhe