Em muitos casos, a música é um experimento de coletivo. Caso contrário, não faz o menor sentido a existência de festivais como o Rock in Rio ou milhares de pessoas esperando por meses na fila pelo show do Justin Bieber (e descobrir depois que ficaram no lugar errado este tempo todo).
O Spotify percebeu isso, e já tem a algum tempo um recurso que permite que os seus usuários escutem as suas músicas preferidas com várias pessoas ao mesmo tempo, transformando essa experiência de consumo musical algo coletivo, tal e como os humanos tanto gostam.
Mas é possível que você não encontre esse recurso na sua conta do Spotify muito provavelmente porque você não está vendo a opção para criar sessões em grupo dentro do aplicativo. E isso acontece porque você não tem uma conta Premium dentro do serviço.
E não é só isso: as outras pessoas que vão ouvir essa mesma música com você também precisam ter uma conta do Spotify Premium para tudo funcionar.
Mas não precisa desanimar ou começar a pesquisar quanto vale um rim no mercado negro. Neste artigo, vamos apresentar algumas alternativas que permitem o compartilhamento dos seus conteúdos preferidos no Spotify com outras pessoas, tanto se os seus amigos estão por perto ou à distância.
Criando sessões de música em grupo se você é um Spotify Premium
Este é o meio mais fácil de compartilhar a experiência de consumo de conteúdo musical no Spotify… desde que você pague por isso, obviamente.
O Spotify Premium oferece o recurso para criar sessões musicais em grupo. Desse modo, várias pessoas poderão controlar a mesma lista de reprodução, ouvindo a mesma música ao mesmo tempo. É um recurso pensado nas pessoas que contam com gostos musicais similares, cujo objetivo principal é aproveitar o momento para aquela experiência musical mais casual.
Esse modo de compartilhamento de músicas permite que até seis usuários além de você possam se conectar na mesma música, a partir do seu smartphone, tablet ou computador. Qualquer pessoa incluída neste grupo pode controlar a lista de reprodução, adicionando novas canções na playlist, passar para a próxima música ou sair desse modo de reprodução a hora que quiser. E todas as alterações realizadas são aplicadas para todos os usuários do grupo em tempo real.
Tudo isso vai funcionar de forma plena para todo e qualquer usuário que possui uma conta no Spotify Premium (a versão paga do serviço de músicas por streaming) e um código único, que vai sincronizar a experiência de reprodução musical entre todos os usuários dentro daquele grupo.
Se você não tem uma versão paga do Spotify, o recurso simplesmente não funciona. Ou pelo menos não pelas vias normais e/ou oficiais. Mas fique de olho nas promoções de uso gratuito que a plataforma eventualmente libera de tempos em tempos, pois isso pode ser uma mão na roda para quem quer experimentar a funcionalidade com outras pessoas.
Lembrando sempre que, se você não quer seguir pagando pelo uso do Spotify, fique atento à data do término do período de testes, e realize o cancelamento da assinatura antes dessa data indicada pela plataforma. Caso contrário, o serviço começa a gerar cobranças automaticamente no método de pagamento que você indicou ao realizar o seu cadastro.
O recurso de reprodução de músicas com outros usuários pode ser muito útil em festas e eventos, onde diferentes pessoas podem controlar a mesma lista de reprodução, deixando tudo um pouco mais dinâmico e divertido.
Também é um recurso interessante para quem quer escutar a sua música preferida durante uma viagem de carro ou para compartilhar uma canção à distância com amigos, familiares e parceiros.
Como criar sessões em grupo no Spotify Premum
É bem simples:
- Abra o Spotify e comece a reproduzir a primeira música de uma playlist.
- Entre na opção Conectar a Um Dispositivo (localizada no canto inferior esquerdo da interface).
- Escolha o dispositivo que está na mesma rede WiFi, ou inicie uma sessão em grupo remota.
- No primeiro caso, vai aparecer a opção de compartilhamento que será usada para as demais pessoas habilitadas.
- Na opção de reprodução remota, você terá que enviar convites para os amigos que você deseja incluir nessa sessão.
- Você pode enviar um convite para pessoas que estão na sua lista de amigos através de aplicativos de mensagens instantâneas ou em chats privados nas suas redes sociais.
- Quando as demais pessoas receberam a mensagem e clicarem no link em anexo ao convite, elas poderão confirmar a sua participação na sessão em grupo no Spotify.
Para que você entre naquela sessão em grupo ou que outras pessoas sejam adicionadas dentro do modo de reprodução compartilhado, basta utilizar o link que foi enviado para entrar naquele evento dentro do Spotify.
Para sair da sessão em grupo, basta fechar o Spotify. E quem criou essa reprodução compartilhada pode encerrar a atividade a qualquer momento.
Existem outras alternativas?
É claro que sim. Até porque só não existe jeito para a morte nessa vida.
Os usuários do Spotify sempre podem criar uma playlist colaborativa, onde todos os usuários participantes podem adicionar as suas músicas preferidas e realizar a interação coletiva através do envio de mensagens pelas redes sociais, SMS ou comunicadores instantâneos para que todos possam ouvir a mesma música ou playlist enviada.
Não é exatamente a mesma coisa que criar uma sessão de audição musical em grupo, mas é melhor do que nada. Aliás, essa é a melhor alternativa para aqueles usuários que não podem (ou não querem) pagar pelo Spotify Premium.
Faça o seguinte:
- Abra o Spotify e entre em sua biblioteca de músicas.
- Crie uma playlist, ou selecione uma lista de músicas já existente dentro do serviço.
- Toque no ícone de Menu (três pontos).
- Selecione a opção de playlist colaborativa.
- Outra opção é adicionar amigos dentro de uma playlist, e transformá-la em playlist colaborativa.
- Agora, selecione as pessoas com quem você quer compartilhar essa playlist.
De modo alternativo, também é possível compartilhar as canções que são do seu gosto com amigos e familiares, e combinar com cada um deles para que todos ouçam a mesma música ao mesmo tempo, ou combinar um momento em específico para isso.
Mais uma vez: não é a mesma coisa de compartilhamento de músicas dentro da mesma sessão, mas é mais barato que pagar o Spotify Premium.
Faça o seguinte:
- Abra o Spotify e entre em sua biblioteca de músicas.
- Crie uma playlist, ou selecione uma lista de músicas já existente dentro do serviço
- Toque no ícone de Menu (três pontos).
- Clique em Compartilhar.
- Selecione o meio de compartilhamento e as pessoas que vão receber este conteúdo.
Por fim, ainda existe mais uma forma inteligente de compartilhar com outras pessoas aquela sessão musical: através dos dispositivos Alexa.
Se você tem vários dispositivos da série Echo da Amazon na sua casa ou escritório, pode pedir para que o Spotify seja reproduzido em todos eles e, então, executar as músicas que você deseja em todos os alto-falantes conectados e sincronizados.
É uma solução prática para quem deseja que outras pessoas dentro do mesmo ambiente escutem a mesma música, independente do cômodo que a pessoa está ocupando. Além disso, você poderá reproduzir este conteúdo com uma boa qualidade de som.
A má notícia é que essa dica não funciona quando as outras pessoas estão longe de sua residência ou não contam com um alto-falante da Amazon em casa.