TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como ouvir músicas no Spotify com várias pessoas ao mesmo tempo | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ouvir músicas no Spotify com várias pessoas ao mesmo tempo

Como ouvir músicas no Spotify com várias pessoas ao mesmo tempo

Compartilhe

Em muitos casos, a música é um experimento de coletivo. Caso contrário, não faz o menor sentido a existência de festivais como o Rock in Rio ou milhares de pessoas esperando por meses na fila pelo show do Justin Bieber (e descobrir depois que ficaram no lugar errado este tempo todo).

O Spotify percebeu isso, e já tem a algum tempo um recurso que permite que os seus usuários escutem as suas músicas preferidas com várias pessoas ao mesmo tempo, transformando essa experiência de consumo musical algo coletivo, tal e como os humanos tanto gostam.

Mas é possível que você não encontre esse recurso na sua conta do Spotify muito provavelmente porque você não está vendo a opção para criar sessões em grupo dentro do aplicativo. E isso acontece porque você não tem uma conta Premium dentro do serviço.

E não é só isso: as outras pessoas que vão ouvir essa mesma música com você também precisam ter uma conta do Spotify Premium para tudo funcionar.

Mas não precisa desanimar ou começar a pesquisar quanto vale um rim no mercado negro. Neste artigo, vamos apresentar algumas alternativas que permitem o compartilhamento dos seus conteúdos preferidos no Spotify com outras pessoas, tanto se os seus amigos estão por perto ou à distância.

 

Criando sessões de música em grupo se você é um Spotify Premium

Este é o meio mais fácil de compartilhar a experiência de consumo de conteúdo musical no Spotify… desde que você pague por isso, obviamente.

O Spotify Premium oferece o recurso para criar sessões musicais em grupo. Desse modo, várias pessoas poderão controlar a mesma lista de reprodução, ouvindo a mesma música ao mesmo tempo. É um recurso pensado nas pessoas que contam com gostos musicais similares, cujo objetivo principal é aproveitar o momento para aquela experiência musical mais casual.

Esse modo de compartilhamento de músicas permite que até seis usuários além de você possam se conectar na mesma música, a partir do seu smartphone, tablet ou computador. Qualquer pessoa incluída neste grupo pode controlar a lista de reprodução, adicionando novas canções na playlist, passar para a próxima música ou sair desse modo de reprodução a hora que quiser. E todas as alterações realizadas são aplicadas para todos os usuários do grupo em tempo real.

Tudo isso vai funcionar de forma plena para todo e qualquer usuário que possui uma conta no Spotify Premium (a versão paga do serviço de músicas por streaming) e um código único, que vai sincronizar a experiência de reprodução musical entre todos os usuários dentro daquele grupo.

Se você não tem uma versão paga do Spotify, o recurso simplesmente não funciona. Ou pelo menos não pelas vias normais e/ou oficiais. Mas fique de olho nas promoções de uso gratuito que a plataforma eventualmente libera de tempos em tempos, pois isso pode ser uma mão na roda para quem quer experimentar a funcionalidade com outras pessoas.

Lembrando sempre que, se você não quer seguir pagando pelo uso do Spotify, fique atento à data do término do período de testes, e realize o cancelamento da assinatura antes dessa data indicada pela plataforma. Caso contrário, o serviço começa a gerar cobranças automaticamente no método de pagamento que você indicou ao realizar o seu cadastro.

O recurso de reprodução de músicas com outros usuários pode ser muito útil em festas e eventos, onde diferentes pessoas podem controlar a mesma lista de reprodução, deixando tudo um pouco mais dinâmico e divertido.

Também é um recurso interessante para quem quer escutar a sua música preferida durante uma viagem de carro ou para compartilhar uma canção à distância com amigos, familiares e parceiros.

 

Como criar sessões em grupo no Spotify Premum

É bem simples:

  1. Abra o Spotify e comece a reproduzir a primeira música de uma playlist.
  2. Entre na opção Conectar a Um Dispositivo (localizada no canto inferior esquerdo da interface).
  3. Escolha o dispositivo que está na mesma rede WiFi, ou inicie uma sessão em grupo remota.
  4. No primeiro caso, vai aparecer a opção de compartilhamento que será usada para as demais pessoas habilitadas.
  5. Na opção de reprodução remota, você terá que enviar convites para os amigos que você deseja incluir nessa sessão.
  6. Você pode enviar um convite para pessoas que estão na sua lista de amigos através de aplicativos de mensagens instantâneas ou em chats privados nas suas redes sociais.
  7. Quando as demais pessoas receberam a mensagem e clicarem no link em anexo ao convite, elas poderão confirmar a sua participação na sessão em grupo no Spotify.

Para que você entre naquela sessão em grupo ou que outras pessoas sejam adicionadas dentro do modo de reprodução compartilhado, basta utilizar o link que foi enviado para entrar naquele evento dentro do Spotify.

Para sair da sessão em grupo, basta fechar o Spotify. E quem criou essa reprodução compartilhada pode encerrar a atividade a qualquer momento.

 

Existem outras alternativas?

É claro que sim. Até porque só não existe jeito para a morte nessa vida.

Os usuários do Spotify sempre podem criar uma playlist colaborativa, onde todos os usuários participantes podem adicionar as suas músicas preferidas e realizar a interação coletiva através do envio de mensagens pelas redes sociais, SMS ou comunicadores instantâneos para que todos possam ouvir a mesma música ou playlist enviada.

Não é exatamente a mesma coisa que criar uma sessão de audição musical em grupo, mas é melhor do que nada. Aliás, essa é a melhor alternativa para aqueles usuários que não podem (ou não querem) pagar pelo Spotify Premium.

Faça o seguinte:

  1. Abra o Spotify e entre em sua biblioteca de músicas.
  2. Crie uma playlist, ou selecione uma lista de músicas já existente dentro do serviço.
  3. Toque no ícone de Menu (três pontos).
  4. Selecione a opção de playlist colaborativa.
  5. Outra opção é adicionar amigos dentro de uma playlist, e transformá-la em playlist colaborativa.
  6. Agora, selecione as pessoas com quem você quer compartilhar essa playlist.

De modo alternativo, também é possível compartilhar as canções que são do seu gosto com amigos e familiares, e combinar com cada um deles para que todos ouçam a mesma música ao mesmo tempo, ou combinar um momento em específico para isso.

Mais uma vez: não é a mesma coisa de compartilhamento de músicas dentro da mesma sessão, mas é mais barato que pagar o Spotify Premium.

Faça o seguinte:

  1. Abra o Spotify e entre em sua biblioteca de músicas.
  2. Crie uma playlist, ou selecione uma lista de músicas já existente dentro do serviço
  3. Toque no ícone de Menu (três pontos).
  4. Clique em Compartilhar.
  5. Selecione o meio de compartilhamento e as pessoas que vão receber este conteúdo.

Por fim, ainda existe mais uma forma inteligente de compartilhar com outras pessoas aquela sessão musical: através dos dispositivos Alexa.

Se você tem vários dispositivos da série Echo da Amazon na sua casa ou escritório, pode pedir para que o Spotify seja reproduzido em todos eles e, então, executar as músicas que você deseja em todos os alto-falantes conectados e sincronizados.

É uma solução prática para quem deseja que outras pessoas dentro do mesmo ambiente escutem a mesma música, independente do cômodo que a pessoa está ocupando. Além disso, você poderá reproduzir este conteúdo com uma boa qualidade de som.

A má notícia é que essa dica não funciona quando as outras pessoas estão longe de sua residência ou não contam com um alto-falante da Amazon em casa.


Compartilhe