Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como otimizar a duração da bateria do seu smartphone em 2023

Como otimizar a duração da bateria do seu smartphone em 2023

Compartilhe

Todo mundo que usa um smartphone hoje, seja ele Android ou iPhone, sabe muito bem que uma das piores coisas que podem acontecer com o seu dispositivo é ver ele parar de funcionar no final do dia porque a bateria se esgotou antes do desejado.

Qualquer economia de bateria no telefone é fundamental para evitar o pior, e algumas dicas merecem ser revisadas em detalhes para que você possa manter o seu dispositivo funcionando, mesmo depois de um dia intenso de atividades.

Neste artigo, vamos revisar cinco dias úteis para ajudar a otimizar a duração de bateria do seu smartphone.

 

Diminua o brilho da tela

A tela do seu smartphone é uma das maiores consumidoras de energia do dispositivo. Por isso, diminuir o brilho da tela pode ser uma ótima maneira de economizar bateria e prolongar a vida útil do seu celular.

Você pode ajustar manualmente o brilho da tela do seu celular, indo nas configurações de exibição ou nas configurações de brilho, dependendo do modelo. Ajuste o brilho para um nível confortável para os seus olhos, mas que não esteja tão alto que seja desnecessário, já que quanto mais brilhante a tela, mais energia ela consome.

 

Desligue as conexões sem fio quando não estiver usando

As conexões sem fio, como Wi-Fi, Bluetooth e GPS, são recursos super úteis em nossos smartphones, mas também são grandes consumidores de bateria. Por isso, é importante desativá-las quando não estão sendo utilizadas para economizar energia e prolongar a vida útil do dispositivo.

Por exemplo, se você estiver em casa ou em um local com conexão Wi-Fi, desative o 4G ou o 5G, já que o sinal Wi-Fi já oferece conexão de internet suficiente. Se você estiver usando um fone de ouvido com Bluetooth, desative a conexão após finalizar a utilização. O GPS é uma outra função que consome bastante bateria. Por isso, é importante desativá-lo quando não estiver utilizando aplicativos que utilizam o serviço de localização.

A ativação e desativação dessas conexões podem ser facilmente feitas nas configurações do smartphone. Alguns modelos possuem um recurso de ativar e desativar todas as conexões de uma só vez, como o “modo avião”, que é bastante útil quando você está em um lugar sem sinal ou precisa economizar bateria rapidamente.

Lembre-se de que, quando as conexões sem fio não estão sendo usadas, elas estão constantemente procurando por sinais e consumindo energia, o que reduz a duração da bateria do seu smartphone. Então, desative as conexões sem fio quando não estiver usando e economize bateria para ter um dia inteiro de uso do seu dispositivo móvel.

 

Feche os aplicativos em segundo plano

Quando você utiliza um aplicativo, ele permanece em segundo plano mesmo quando você sai dele. Isso significa que ele continua funcionando em segundo plano, consumindo recursos do sistema e consumindo bateria, mesmo que você não esteja usando-o ativamente. Por isso, é importante fechar os aplicativos que não estão sendo usados para economizar bateria.

Em alguns smartphones, é possível fechar todos os aplicativos de uma só vez usando uma função nativa do sistema. Mas se o seu modelo não possui esse recurso, você pode fechar cada aplicativo individualmente, arrastando a janela do aplicativo para cima ou clicando no botão “fechar” dentro do aplicativo.

É importante destacar que, mesmo fechando os aplicativos em segundo plano, alguns deles podem continuar rodando em segundo plano, como aplicativos de música e GPS. Nesse caso, você pode desativar a opção de execução em segundo plano nas configurações de cada aplicativo ou até mesmo desinstalá-los caso não esteja utilizando-os com frequência.

Outra dica é não deixar muitos aplicativos abertos simultaneamente. Isso pode sobrecarregar o processador do smartphone e consumir mais bateria, além de deixar o celular mais lento.

Ao fechar os aplicativos em segundo plano, você reduz a carga de trabalho do processador do seu smartphone e prolonga a vida útil da bateria. Então, sempre que possível, feche os aplicativos que não estão sendo usados para economizar bateria e garantir que seu dispositivo móvel dure o dia todo.

 

Use o modo de economia de energia

Outra dica valiosa para otimizar a duração da bateria do seu smartphone é usar o modo de economia de energia. Como mencionado anteriormente, muitos dispositivos possuem esse recurso que limita o desempenho de alguns recursos para reduzir o consumo de energia. Essa é uma ótima opção para quando você precisa economizar bateria, mas ainda assim precisa utilizar o seu dispositivo.

O modo de economia de energia pode ser ativado através das configurações do smartphone, geralmente encontradas no menu de bateria ou no menu de configurações de energia. Ao ativar esse modo, o brilho da tela é reduzido automaticamente e outras funções que consomem muita energia são limitadas, como a vibração e a sincronização de dados em segundo plano. Isso ajuda a prolongar a vida útil da bateria, permitindo que você use o seu smartphone por mais tempo.

É importante lembrar que ao utilizar o modo de economia de energia, algumas funções podem ser limitadas ou desativadas, o que pode afetar a sua experiência de uso do dispositivo. Por exemplo, a velocidade de processamento do smartphone pode ser reduzida, fazendo com que aplicativos demorem mais para abrir. Além disso, algumas notificações podem não chegar em tempo real, já que a sincronização de dados em segundo plano é limitada.

Porém, essas limitações podem ser facilmente revertidas quando você desativa o modo de economia de energia. Portanto, essa é uma opção interessante para momentos em que você precisa economizar bateria, mas não quer abrir mão do uso do seu smartphone. Se você precisar de mais energia em um momento de emergência, pode ser uma boa ideia ativar o modo de economia de energia para prolongar a vida útil da bateria do seu dispositivo.

Por fim, é importante lembrar que as configurações de economia de energia podem variar de dispositivo para dispositivo. Portanto, é sempre bom ler o manual do usuário do seu smartphone ou pesquisar na internet para saber mais sobre as opções de economia de energia disponíveis para o seu dispositivo. Dessa forma, você pode aproveitar ao máximo esse recurso e prolongar a vida útil da bateria do seu smartphone.

 

Desative as notificações push

As notificações push são úteis para manter-se informado sobre novas mensagens, atualizações e atividades em aplicativos como e-mail, mensagens instantâneas e redes sociais. No entanto, elas também podem ser uma fonte significativa de consumo de bateria, especialmente quando o seu smartphone recebe uma grande quantidade de notificações ao longo do dia.

Desativar as notificações push pode ser uma ótima maneira de economizar bateria e prolongar a vida útil do seu smartphone. Quando as notificações push estão habilitadas, o dispositivo precisa se conectar constantemente à internet para receber atualizações, mesmo que você não esteja utilizando o aplicativo. Isso significa que a bateria está constantemente sendo usada, mesmo quando o dispositivo não está em uso.

Para desativar as notificações push, vá até as configurações do seu smartphone e encontre a opção de notificações. A partir daí, você pode desativar as notificações para aplicativos específicos ou desativá-las completamente. Ao desativar as notificações push, você ainda pode verificar manualmente suas mensagens e atualizações quando quiser, economizando bateria no processo.

É importante lembrar que desativar as notificações push pode fazer com que você perca algumas mensagens importantes, especialmente se você depende de aplicativos de trabalho ou de comunicação para se comunicar com outras pessoas.

Nesse caso, você pode configurar esses aplicativos para receber notificações menos frequentes ou apenas quando mensagens importantes são recebidas. Além disso, você ainda pode verificar manualmente as atualizações de aplicativos, como as redes sociais, sem a necessidade de notificações push ativadas.


Compartilhe