Como os profissionais de marketing lideram a transformação empresarial

Compartilhe

Executivos do meu Brasil que estão lendo esse post…

Antes de continuar, eu peço logo de cara: não adianta brigar comigo por causa do título desse post.

Vocês, que comandam suas empresas sentados atrás de suas mesas enormes em escritórios com ar condicionado, e que estão lendo este post neste exato momento na tela de um MacBook Pro ou de um Mac Pro modelo “ralador de queijo” muito provavelmente já sabem dessa realidade.

Porém, entendo que a reação pouco amistosa contra a minha pessoa só existe por dois motivos:

1) Ou vocês não querem que o mundo descubra a verdade;
2) Ou vocês não gostam que a verdade bata na cara de vocês com essa força toda.

 

Por isso, no lugar de brigar com vocês ou receber as ofensas mentais recebidas, vou dedicar o tempo que me resta para produzir esse conteúdo para as demais pessoas entenderem por que o papel do profissional de marketing é tão importante para a transformação empresarial.

Um papel de protagonista. Mais importante do que o do CEO. Principalmente se esse executivo não tiver visão de futuro.

 

 

 

Olhe para frente, e veja que a propaganda é mesmo a alma do negócio

 

 

Com o novo normal, a concorrência em alguns setores aumentou consideravelmente. Quem não estava na internet passou a estar, e o surgimento de múltiplos canais de comunicação fez com que as expectativas dos clientes sobre um produto, serviço ou empresa aumentassem ainda mais.

No final, estamos diante de uma inevitável e contínua transformação empresarial, e a primeira e mais forte prova disso está na mudança das mecânicas que levam uma marca a alcançar um cliente e, o mais importante, converter esse cliente em um usuário de sua marca ou produto.

Nesse processo, os profissionais de marketing passam a ser ferramentas fundamentais para construir essa mudança. E o grande desafio nesse momento é se manter na vanguarda em um mundo que hoje está pautado pela desinformação, objetivos mal definidos e colaboração ineficiente.

Uma das soluções para um marketing mais objetivo e eficiente é o planejamento, onde os processos e a atitude colaborativa sobre a visibilidade do produto final são considerados pontos essenciais para o desenvolvimento de qualquer projeto.

Hoje, 75% dos profissionais de marketing perceberam uma “melhora significativa” na coerência do trabalho de suas equipes. O infográfico da Wrike disponível abaixo mostra como os profissionais de marketing estão liderando a transformação empresarial, e serve como ponto de reflexão para todos os níveis de profissionais dentro de uma empresa.

Inclusive para o executivo que ficou indignado com o começo desse post.

 

 

Cómo los profesionales de marketing lideran la transformación empresarial
Infografía ofrecida por Wrike – Software De Colaboración


Compartilhe