TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como organizar os seus e-mails do Gmail por temas de forma mais simples | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como organizar os seus e-mails do Gmail por temas de forma mais simples

Como organizar os seus e-mails do Gmail por temas de forma mais simples

Compartilhe

Ter uma maior organização no dia a dia é fundamental para qualquer pessoa que precisa ser mais produtiva. Seja no ambiente de trabalho, na escola ou para uso doméstico, saber quais são os e-mails que estão chegando na sua caixa de entrada do Gmail antes mesmo de abrir as mensagens é uma vantagem considerável.

O Gmail já conta com os filtros automáticos de classificação de e-mails. Desde 2013 é possível segmentar as categorias das mensagens recebidas, e o recurso só melhorou de lá para cá.

Porém, ele não é perfeito, pois algumas mensagens que são SPAM acabam chegando na caixa de entrada. Então… vamos mostrar neste post uma forma ainda mais simples de categorizar os e-mails recebidos no Gmail.

 

 

 

Usando as tags ou etiquetas para agrupar os e-mails

Em termos práticos, vamos mostrar neste post como você pode criar um segundo filtro para as mensagens recebidas, que é bem mais simples que o sistema de classificação oferecido pelo Gmail e que pode ser muito útil justamente para evitar as falhas do sistema automatizado oferecido pela gigante de Mountain View.

Para isso, você vai utilizar as tags ou etiquetas do Gmail para as mensagens recebidas.

O truque pode ser ainda mais útil para aqueles que utilizam a mesma conta do Gmail para receber mensagens de caráter pessoal e profissional, ou se você recebe e-mails com diferentes segmentos de clientes ou que acabam interagindo de alguma forma com o mesmo tema ou endereço.

Através das etiquetas de mensagens, você pode classificar os e-mails recebidos de acordo com os temas ou assuntos definidos por você, em um formato muito mais flexível e potencialmente funcional.

Para criar as suas etiquetas de mensagens ou tags, faça o seguinte:

  • Abra o Gmail através do seu computador e, na coluna disponível do lado esquerdo da interface do cliente de e-mail, role o cursor para baixo e clique na opção “+ nova etiqueta (ou tag)”.
  • Digite o nome dessa etiqueta.

A partir de agora, você pode agrupar todos os e-mails relacionados com essa etiqueta, e com poucos cliques. Nem é preciso fazer a marcação individual de cada mensagem, pois é possível selecionar as mensagens e marcar a tag em todas ao mesmo tempo.

Para isso, selecione no quadro do lado de cada e-mail na caixa de entrada principal. Vale a pena neste caso realizar a busca da palavra chave no buscador da caixa de entrada, e as mensagens a serem selecionadas e marcadas com a etiqueta serão identificadas pelo Gmail.

Então, selecione todos os e-mails que serão marcados por essa etiqueta, clique com o botão direito sobre uma delas, e um menu contextual vai aparecer com uma série de opções.

Procure pelo item “etiquetar como…”, mova o cursor do mouse em cima dessa opção, e vai aparecer uma lista com as etiquetas disponíveis, tanto as tags padrão do Gmail como aquelas criadas por você.

Lembrando que todas as conversas e e-mails selecionados previamente serão agrupados por essa etiqueta, de modo que a organização dessas mensagens será plena e eficiente.

Pronto! Um procedimento simples, que pode ser realizado por qualquer usuário, independente do seu nível de conhecimento informático.


Compartilhe