Um presente original para o aniversário de um amigo pode ser a organização de um evento de arrecadação dentro do Facebook. Assim, se o aniversariante desejar, você pode pedir para seus amigos e familiares que, no lugar de oferecer um presente material, realizar doações por uma boa causa.

Tal iniciativa teve tanto êxito, que mais de 750 mil organizações sem fins lucrativos já receberam doações por parte de milhões de pessoas em todo o mundo. Foram mais de US$ 300 milhões arrecadados.

Para organizar uma doação de fundos para uma causa ou organização, preste atenção aos passos desse post.

Duas semanas antes do seu aniversário, você vai receber uma notificação do Facebook, convidando você a realizar uma arrecadação solidária. Mas você pode iniciar o processo por conta própria.

 

1. Acesse a página de arrecadações de fundos, onde terá uma indicação que o seu aniversário está próximo, e que é possível organizar uma arrecadação.

2. Decida sobre qual organização vai receber a doação. Você pode procurar as instituições por categorias como animais, arte e cultura, ação comunitária e social, ajuda humanitária, formação acadêmica, meio ambiente, funerais e perdas, saúde e sanidade, internacional, emergência pessoal, esportes e outros.

3. Escolha a causa que te motiva, e uma lista com as organizações mais próximas de você vai aparecer. A escolha dependerá de suas motivações e sentimentos pessoais, e é completamente livre.

 

Uma vez escolhida a organização que vai receber a doação, indique a quantidade de dinheiro que será arrecadado. Se você não alcançar a meta, o dinheiro será entregue de qualquer forma para a organização.

Também é preciso determinar a data para finalizar a arrecadação de fundos. O ideal seria alguns dias depois do seu aniversário, para os retardatários poderem realizar a doação.

Escreva um título para a arrecadação, um texto descritivo e o convite para compartilhar com os seus amigos. Os únicos que podem doar dinheiro para a campanha são usuários do Facebook.

Uma vez finalizada a arrecadação, os fundos obtidos são depositados diretamente nas contas das organizações, sem intermediários.