Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como organizar a catastrófica biblioteca de fotos no smartphone sem morrer na tentativa

Como organizar a catastrófica biblioteca de fotos no smartphone sem morrer na tentativa

Compartilhe

Qualquer smartphone hoje é uma ótima câmera fotográfica. Logo, carregamos conosco o tempo todo um dispositivo para registrar fotos e vídeos, o que fez de milhões de usuários ao redor do mundo adeptos ativos do registro de imagens a qualquer momento.

Em um determinado momento, vamos nos deparar com uma desorganização absurda em nosso álbum de imagens, com fotos e vídeos registrados em diferentes momentos e situações. E chega uma hora que é necessário colocar uma ordem nessa bagunça.

Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas para organizar o álbum de fotos do seu smartphone, mas sem morrer na tentativa.

 

Faça uma boa seleção de fotos

É importante realizar algumas classificações e eliminar imagens que não precisam ficar na galeria de imagens, principalmente depois daquele dia que você registra várias fotos e vídeos.

Na prática, mantenha apenas as boas fotos, e de forma prioritária, apague apenas as fotos ruins. Fica mais fácil aumentar as chances de sucesso de ficar apenas com as imagens que realmente importam.

 

Pastas e álbuns são os seus melhores amigos

Tente criar álbuns temáticos, onde todas as fotos de sua última viagem ou daquela festa ficam agrupadas em um espaço muito mais organizado e de fácil identificação.

Em vez de ter todas as fotos em um único espaço, contar com álbuns temáticos facilita a organização e a visualização. Isso fará com que a segunda triagem seja muito mais fácil.

 

Encontre um local para manter todas as imagens

A preguiça faz com que você deixe todas as suas no seu smartphone, e tal medida é o segredo para o fracasso.

Salvar as fotos na nuvem é a solução ideal para ter todas as suas imagens favoritas a salvo em um determinado local, e ao mesmo tempo no seu dispositivo, já que você pode recuperar uma imagem de sua preferência na hora que quiser.

Google Fotos, iCloud ou qualquer outra alternativa de armazenamento na nuvem vale a pena para deixar as suas fotos em um local seguro. Porém, certifique-se desde que você terá espaço livre suficiente para a sua biblioteca de imagens.

 

Revisão aprofundada de duplicatas e classificação de imagens

Vai chegar uma hora em que você vai precisar se armar de coragem, paciência e tempo para realizar uma triagem mais aprofundada nas imagens que você possui.

Certamente você tem uma enorme quantidade de fotos e vídeos do passado que estão misturados com as imagens do presente, o que pode gerar um cenário de caos quando você vai procurar uma foto específica.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar nessa organização de fotos, como o Gemini Photos e o Slidebox. Verifique qual é o software que melhor vai se adaptar às suas necessidades.

 

Marcar ou não marcar

Os usuários mais meticulosos podem adicionar tags ou legendas nas fotos registradas, pois isso dá um contexto maior para as pesquisas pelas imagens.

Lembre-se que o seu telefone pode armazenar a data, o local e quais pessoas aparecem na foto, e tais informações ajudam a estabelecer uma maior organização nas imagens, principalmente na ordem cronológica dos arquivos.

Você também pode utilizar palavras-chave para identificar fotos do mesmo tema ou local, o que pode agilizar o processo de organização de imagens sem um esforço adicional no processo.

 

Conclusão

Com o avanço da tecnologia, as câmeras de celular tornaram-se cada vez mais populares e eficientes. Isso significa que muitas pessoas acumulam milhares de fotos em seus dispositivos, muitas das quais nunca serão vistas novamente. No entanto, manter suas fotos organizadas é crucial para aproveitá-las ao máximo.

As dicas e truques apresentadas aqui podem ajudar a muitos usuários a manter suas fotos um pouco mais organizadas e acessíveis. Com alguma sorte, você consegue algum tempo útil para fazer outras coisas muito mais prazerosas do que perder tempo procurando imagens no telefone ou na nuvem.


Compartilhe