Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ocultar os posts recomendados do Instagram

Como ocultar os posts recomendados do Instagram

Compartilhe

O Instagram decidiu voltar atrás nas polêmicas decisões de implementar um feed mais pensado nos vídeos “no melhor estilo TikTok” e reduzir a quantidade de recomendações de postagens exibidas para os usuários.

A plataforma percebeu que a reação dos usuários às mudanças implementadas não foi das melhores. Inclusive tem algumas campanhas que pedem que o Instagram volte a ser o Instagram de sempre.

No caso das recomendações de postagens, os próprios usuários podem realizar ajustes para que essas publicações recomendadas desapareçam por pelo menos 30 dias, estabelecendo um maior controle sobre esse conteúdo.

Neste post, mostramos como você pode ajustar o Instagram para reduzir o volume de recomendações a serem exibidas no seu feed da rede social.

 

 

 

Duas alternativas para ocultar as recomendações no Instagram

As publicações recomendadas do Instagram exibem contas que não seguimos que podem ser do nosso interesse (ou não).

Normalmente essas recomendações aparecem porque aquelas contas pagam uma quantia de dinheiro para o Instagram exibir essas contas de forma preferencial. É uma espécie de publicidade disfarçada de recomendação, e não é todo mundo que gosta disso.

Se você prefere ver apenas as publicações dos seus amigos no Instagram, tem duas alternativas: ou mudar para o modo de Favoritos ou Seguindo (tocando no logo do aplicativo e realizando os ajustes necessários) ou ocultando as sugestões por um período de até 30 dias.

O problema do Instagram é a ausência de divulgação sobre a existência desses recursos ou configurações, tirando das mãos do usuário o poder de decisão sobre o que ver no feed da rede social.

Pois bem, vamos corrigir essa injustiça a partir de agora.

 

 

 

Método #1

Se você usa o Instagram apenas para ver o que os seus amigos ou familiares estão fazendo e, de vez em quando, o Instagram intercala no seu feed as tais publicações recomendadas, isso acontece porque (em teoria) esse conteúdo adicional é exibido por causa de alguma conta que você segue na rede social.

A primeira forma de resolver essa intervenção de conteúdo está disponível a algum tempo no Instagram, através dos dois novos modos de exibição do feed: o modo Seguindo e o modo Favoritos.

O primeiro exibe apenas as publicações de contas que você está seguindo e por ordem cronológica. O segundo só exibe as publicações das contas que você marcou como favoritas, que são destacadas com a marcação de uma estrela.

No começo, não vão aparecer publicações relacionadas nestes dois modos, mas ainda serão exibidos alguns anúncios, e você não vai conseguir se livrar disso de forma alguma. Ou seja, não estamos diante de uma solução perfeita, mas ao menos é uma forma de exibir os conteúdos do Instagram por ordem cronológica.

Para realizar esse ajuste no seu Instagram, faça o seguinte:

  1. Toque no logo do Instagram
  2. Escolha a opção Seguindo

 

 

 

Método #2

O segundo método afeta de forma direta a página principal do Instagram, independente do modo de exibição do feed.

Quando você vê uma publicação sugerida, você pode pausar a exibição desse conteúdo por até 30 dias, sem afetar os demais conteúdos promovidos na rede social.

Primeiro, você deve ocultar essa publicação sugerida tocando no ícone de “X” acima da mesma. No menu que vai aparecer, toque em “Pausar todas as publicações sugeridas nas notícias durante 30 dias”.

O único inconveniente desse método é que as publicações recomendadas não vão desaparecer para sempre, já que você vai ter que repetir o processo um mês depois.

Siga os passos abaixo:

  1. Em uma publicação sugerida, toque no botão de “X”
  2. Toque em “Pausar todas as publicações sugeridas nas notícias durante 30 dias”
  3. Repita o processo 30 dias depois, se assim preferir.

E é isso. Assim, você tem um feed do Instagram mais limpo e mais interessante para o seu uso. Quem sabe você tem mais chances de ver os conteúdos dos seus amigos, algo que não estava acontecendo com tantas sugestões de publicações que pouco ou nada interessam.


Compartilhe