O suporte oficial para o Windows 10 terminará em outubro de 2025. Após essa data, o sistema não receberá mais atualizações ou patches de segurança, e isso certamente já está tirando o sono de muitos usuários ao redor do mundo.
Essa descontinuação significa que vulnerabilidades e problemas pendentes não serão corrigidos de forma oficial pela Microsoft, colocando em risco a segurança dos usuários que continuarem a utilizar o Windows 10. E não são poucas as pessoas que vão fazer isso, mesmo depois de todos os alertas sobre o assunto.
Mas sempre existe uma solução para todo e qualquer problema do mundo informático, e neste artigo apresentamos uma alternativa para quem quer manter o Windows 10 no computador.
As consequências em seguir com o Windows 10
Continuar usando o Windows 10 após o término do suporte pode transformar o sistema em uma ameaça à segurança. Com o tempo, ele se tornará mais vulnerável a ataques sem as correções para as brechas de software.
Além disso, a compatibilidade com novos aplicativos e softwares será gradualmente perdida, algo que pode levar anos para ser notado, mas é inevitável. A obsolescência estabelecida pela Microsoft vai resultar no natural desinteresse por parte dos desenvolvedores de softwares.
Mas existe pelo menos uma alternativa para esse fim oficial do Windows 10. Uma solução que não é exatamente uma novidade no mercado, mas que muitos não sabem que ela existe.
Apresentando a 0patch
A empresa 0patch oferece um programa de suporte estendido para o Windows 10, similar ao que já fornece para o Windows 7. Esse suporte inclui atualizações de segurança que corrigem vulnerabilidades críticas que podem aparecer no sistema operacional nos próximos anos.
Os microparches da 0patch são aplicados diretamente na memória do sistema, sem a necessidade de reiniciar o computador, proporcionando uma solução rápida e eficiente para falhas de segurança.
A principal vantagem do método da 0patch é que, tal e como o seu nome deixa implícito, as correções cobrem as vulnerabilidades mais profundas do Windows, o que aumenta de forma drástica o grau de proteção que você está aplicando ao software.
Outro benefício dos microparches é a sua aplicação sem reinício do sistema, garantindo o mínimo de interrupção nas operações.
Quanto custa?
A grande “desvantagem” do 0patch (e isso é relativo, já que a Microsoft faria o mesmo com você, mas de outra forma) é que ele não é gratuito, e funciona com diferentes planos de assinatura. Mas são valores relativamente baixos para um suporte adicional de um sistema operacional tão complexo como é o Windows 10.
O plano “Pro” da 0patch custa €24,95 por computador ao ano (excluindo impostos), sendo adequado para profissionais e pequenas empresas.
Já o plano “Enterprise” custa €34,95 por computador ao ano (excluindo impostos), e é destinado a empresas de médio a grande porte.
Antes que eu me esqueça: existe sim uma versão gratuita do 0patch, mas ela é bem mais limitada que o plano “Pro”, de modo que recomendamos o uso das versões pagas do software, inclusive para obter um melhor suporte em caso de problemas mais sérios.
O suporte estendido é uma alternativa econômica e eficiente para empresas que enfrentam desafios na migração para novos sistemas operacionais.
Embora o 0patch seja uma solução viável para muitos usuários e empresas que precisam de mais tempo para ajustar os seus sistemas para as novas versões do Windows, a longo prazo, é recomendável que se utilize os próximos anos para uma efetiva preparação para a migração para sistemas operacionais mais recentes.
Afinal de contas, o 0patch não oferece um suporte eterno. Ele vai funcionar no Windows 10 por mais cinco anos. E nada mais.