TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como obter a lista de seguidores e seguidos no Twitter | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como obter a lista de seguidores e seguidos no Twitter

Como obter a lista de seguidores e seguidos no Twitter

Compartilhe

Agora que o Twitter está mais próximo de parar de funcionar a qualquer momento como nunca antes esteve em toda a sua história, talvez essa seja a melhor hora para começar a pensar seriamente em começar a se prevenir para o fim dessa rede social.

E um dos bens mais valiosos que você pode ter no Twitter é os seus seguidores e as pessoas que você segue. É por causa dessas contas que você continua a manter um uso ativo na rede social. E quem sabe é do seu interesse continuar a movimentar essa comunidade em outra plataforma no futuro.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode obter uma lista completa dos seus seguidores e das contas que você segue no Twitter, para que você possa começar tudo de novo em outra plataforma com um ponto de partida para essa futura nova fase em outra rede social.

 

Porque a ferramenta oficial do Twitter é inútil

Você já tentou obter uma lista de seus seguidores e das contas que você segue no Twitter a partir da ferramenta oficial da rede social?

Não quero dizer que essa é uma missão impossível. Você até consegue essa lista. Mas o resultado torna o seu uso futuro algo inviável.

Esse é um recurso que nunca funcionou de forma adequada no Twitter, pois as ferramentas oferecidas pela plataforma são muito débeis. E nesse momento onde o futuro da rede social é bem incerto e muitas pessoas estão migrando para outras comunidades que tendem a funcionar melhor (ou pelo menos longe da visão absurda de Elon Musk), ter uma maneira de obter essa lista de contas que seja funcional se tornou mais importante do que antes.

Eu entendo que hoje o Twitter nem conta com tantos funcionários para oferecer soluções mais completas para detalhes tão específicos, e acredito de verdade que quem ficou por lá é masoquista o suficiente para trabalhar única e exclusivamente para deixar o homem mais rico do mundo ainda mais rico.

Mas antes mesmo da era Elon Musk iniciar o reino de trevas na plataforma era possível constatar que o Twitter deixava a desejar no acesso aos dados e recursos para funções que poderiam ser úteis para os usuários no futuro, como é a listagem de contas que estamos seguindo ou que nos seguem neste momento.

Aliás, o Twitter não é o único a dificultar esse tipo de informação para os usuários. Sendo bem justo, outras plataformas também contam com configurações relativamente complexas para se obter esses dados. E entendo que essa dificuldade é até proposital, para que o dono da conta desista do que está fazendo.

Mas vamos deixar de lado as minhas teorias da conspiração com fundo de verdade e mostrar como você deve fazer para obter a lista completa de seguidores no Twitter de forma bem simples.

 

Como obter a sua lista de seguidores e seguidos no Twitter

A essa altura do artigo, você já deve imaginar que vamos precisar de uma ferramenta de terceiros para realizar essa operação.

Neste caso, você vai precisar acessar o ListFollowers.com, um site que entrega essa lista completa de seguidores e seguidos em nossa conta do Twitter.

Além disso, a ferramenta entrega informações bem completas sobre as contas, como nomes e usernames (@fulanodetal), dados de biografia de conta, número de tweets publicados na plataforma, data de criação de conta e outros detalhes.

Esta é uma ferramenta bem completa, que permite ao usuário salvar informações bem relevantes de cada usuário que você segue ou que segue a sua conta. Para obter a lista, basta entrar no endereço ListFollowers.com, iniciar a sua sessão com a sua conta no Twitter e aceitar as permissões para que a ferramenta detecte os dados.

Feito isso, entre com o seu nome de usuário no Twitter na interface de uso da plataforma, e no menu deslizável que vai aparecer, selecione a opção ‘followers’. Você também pode obter uma lista dos usuários que você acompanha na plataforma ao selecionar o item ‘follows’, além de obter a lista daqueles que estão seguindo a sua conta de volta, no item ‘mutuals’.

Selecione uma das opções indicadas no parágrafo anterior e clique em ‘Fetch’ para obter a lista com todas as informações sobre essas contas no Twitter. Você pode exportar esses dados nos formatos JSON ou CSV para uma posterior edição ou exportação para outra plataforma ou aplicativo.

É possível organizar a exibição dos resultados da lista por diferentes critérios ao seu dispor, como número de seguidores de cada conta, número de tweets publicados e outros. A única limitação que o ListFolllowers.com possui é imposta pela própria API do Twitter, que estabelece um número máximo de solicitações para entregar essas listas de dados.

Se você alcançar o número limite de petições na API, terá que esperar por algumas horas até conseguir formular outra lista dentro do website. Isso acontece para que o Twitter possa se proteger de eventuais bots que poderiam se aproveitar do recurso para realizar ações ilícitas em massa dentro da rede social.

 

Como obter uma lista com todos os tweets e outras informações

Se você entende que a ferramenta nativa do Twitter ainda pode ser útil para obter todas as informações pertinentes sobre os dados de contas que você segue ou que estão seguindo o seu perfil na plataforma, não podemos culpá-lo por tentar.

Pelo contrário: a ferramenta nativa ainda está disponível, e existe para ser uma opção adicional de informações sobre os dados dos usuários que você acompanha na rede social.

Neste caso, inicie sessão no Twitter.com e siga a rota Mais Opções > Configuração e Suporte > Configuração e Privacidade > Sua Conta > Download de um arquivo com os seus dados.

Quando você acessar esse item, o Twitter vai solicitar uma verificação de sessão através de um dispositivo móvel ou e-mail. Uma vez recebido o código de segurança, digite esse código na casa indicada e solicite a cópia de segurança de todos os seus dados.

Em alguns minutos, o Twitter vai entregar esses dados para você. Em um formato menos completo do que na solução que apresentamos no segmento anterior deste artigo, mas ainda assim plenamente funcional para aquelas pessoas que não querem entregar o acesso de sua conta para uma ferramenta de terceiros.


Compartilhe