Compartilhe

O WhatsApp é uma ferramenta eficiente para a comunicação e, naturalmente, se tornou um dos principais aplicativos para as equipes de trabalho que, nesse momento, estão com seus colaboradores trabalhando de dentro de casa, em regime de home office, durante o período da pandemia do coronavírus.

Para tirar um melhor proveito do WhatsApp durante esse período, deixamos nesse post cinco conselhos úteis para um melhor uso da plataforma durante o período de home office.

 

 

 

Use o WhatsApp a partir do computador

 

Muita gente não sabe que o WhatsApp possui uma versão web e outra para desktop, via download. As duas versões são de graça, e podem economizar tempo e entregando maior produtividade, pois digitar com o teclado do computador é muito melhor que usar o smartphone.

 

 

 

Utilize os grupos

 

Se o seu time de trabalho é reduzido, um grupo de WhatsApp é uma ótima forma para trocar ideias e atualizar trabalhos. A comunicação é em tempo real, e todos estão conectados o tempo todo. A busca de mensagens ajuda a rastrear as informações de forma mais rápida.

 

 

 

Separe a informação por temas

 

Nos grupos, é comum ver temas importantes com discussões, o que dificulta a busca de mensagens essenciais, sujando toda a conversa. Uma boa forma para isso não acontecer é criar grupos diferentes para cada coisa: um para notificações importantes, outro para conversas e discussões, e outro até para conversa livre. Tudo fica organizado, e a informação importante não se perde.

 

 

 

Compartilhe os contatos de toda a sua equipe

 

Se a sua equipe é grande, a organização é mais complicada. Sempre é aconselhável que os canais de comunicação entre todos estejam sempre abertos, oferecendo cartões de informação dos membros da equipe, com números de telefones de todos os envolvidos. Assim, o WhatsApp vai detectar imediatamente as contas de todos, e cada pessoa pode se comunicar com quem precisa de forma imediata.

 

 

 

Utilize as chamadas em grupo ou videochamadas

 

A comunicação direta sempre é melhor do que uma mensagem de texto. Em determinados casos, é melhor realizar chamadas de voz ou videochamadas. Recomendamos o uso dessas ferramentas quando você precisa de uma comunicação imediata, ou quando as conversas serão mais longas. Uma conversa às vezes é mais eficiente que o texto frio, e o WhatsApp não vai cobrar a mais por isso.

 

 

 

Conclusão

 

O WhatsApp é uma das ferramentas que podem ser utilizadas de forma construtiva para os profissionais que estão trabalhando em home office nesse momento de isolamento social. Vale a pena considerar essa alternativa (mas existem outras muito válidas).

Mas… por favor… trabalha de casa. É só por um tempo.


Compartilhe