A Samsung Electronics Co., Ltd., parceira olímpica e paralímpica mundial, anunciou seus planos para revolucionar a transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A colaboração com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e os Serviços de Transmissão Olímpica (OBS) visa melhorar a experiência dos telespectadores e fãs com o uso de tecnologia avançada.
O que a audiência do mundo inteiro vai ver e ouvir (em partes) é fruto dessa parceria, além de uma mostra de todo o potencial da Samsung na captação de imagens e transmissão de dados a partir de um dos smartphones Android mais potentes de 2024.
Samsung Galaxy S24 Ultra como protagonista
Imagens inéditas serão capturadas e compartilhadas utilizando o Samsung Galaxy S24 Ultra, destacando-se na Cerimônia de Abertura no Rio Sena e nas competições de vela.
A tecnologia 5G e móvel da Samsung vai oferecer uma perspectiva inovadora e mais próxima dos eventos, com a transmissão de imagens e vídeos a partir das redes de última geração.
Os modems 5G do smartphone da Samsung será testado de forma intensa com a transmissão ao vivo e em tempo real dos eventos para todo o planeta e em alta qualidade, a partir de uma parceria oficial que não apenas envolve a parte de telefonia móvel, mas também a de equipamentos de computação.
Essa iniciativa está alinhada com a promessa de Paris 2024 de ser os Jogos mais acessíveis e abertos da história. Tanto, que essa é uma das raríssimas oportunidades que os fãs de esporte terão acesso gratuito à Cerimônia de Abertura de uma Olimpíada, que será realizada em um local aberto.
O impacto na experiência dos telespectadores
O Galaxy S24 Ultra, com suas capacidades de captura de imagens HDR e estabilização ótica de imagem (OIS), proporcionará uma visão íntima das reações dos atletas.
Serão instalados mais de 200 smartphones Galaxy S24 Ultra na Cerimônia de Abertura e nas competições de vela, garantindo uma experiência de visualização sem precedentes.
Os sensores de câmera do smartphone premium da Samsung serão colocados à prova, principalmente nas imagens com zoom.
A Orange, provedora oficial de rede móvel dos Jogos de Paris 2024, instalará uma rede 5G privada para suportar as transmissões, garantindo dessa forma a plena conectividade e a qualidade das transmissões ao longo do Rio Sena e nos eventos em Marselha.
O histórico da Samsung nos Jogos Olímpicos
A Samsung tem uma longa história de contribuições para os Jogos Olímpicos, desde o programa “Call Home” em 1998 até o aplicativo Wireless Olympic Works (WOW).
A empresa já forneceu mais de 120.000 produtos móveis para atletas e funcionários desde os Jogos Olímpicos de Inverno de 1998.
A implementação da tecnologia Samsung enfrentou desafios técnicos relacionados a condições meteorológicas e cenários aquáticos. Soluções como o aumento da potência de transmissão e a instalação de torres de retransmissão foram adotadas para garantir a qualidade das transmissões.
Detalhes adicionais sobre como a Samsung planeja continuar inovando para aproximar os fãs dos atletas serão revelados nas próximas semanas.
A parceria visa evoluir a forma como os fãs vivenciam os Jogos Olímpicos, trazendo-os ainda mais perto da ação.