TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como o Havaí acreditou por 38 angustiantes minutos que ia ser atacado por mísseis | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Como o Havaí acreditou por 38 angustiantes minutos que ia ser atacado por mísseis

Como o Havaí acreditou por 38 angustiantes minutos que ia ser atacado por mísseis

Compartilhe

No último sábado, 13 de janeiro, os habitantes do Havaí (EUA) receberam uma mensagem de emergência nos seus celulares, com os seguintes dizeres: “AMEAÇA DE MÍSSEIS BALÍSTICOS CHEGANDO AO HAVAÍ. BUSQUEM REFÚGIO IMEDIATO. ISSO NÃO É UMA SIMULAÇÃO”.

O problema é que a mensagem era sim parte de uma simulação. Um erro humano durante o teste causou o pânico na população, que por 38 minutos acreditou que o ataque ao arquipélago era algo real.

Depois do incidente, o governador do Havaí, David Ige, explicou que tudo foi um erro. O Hawaii Emergency management Agency (HI-EMA) é um sistema que envia mensagens de emergência para a população, e um dos operadores enviou por erro a mensagem que era de teste para todos os cidadãos da região.

 

 

O funcionário acabou configurando a mensagem como um ‘sucesso’ no lugar de ‘teste’ no software que envia as notificações. O HI-EMA não conta com um sistema automático para cancelar o envio das mensagens, que só puderam ser retificadas manualmente, causando um atraso na correção da notificação inicial.

Também não ajudou muito o fato de Twitter e Facebook esclarecerem o incidente de foma quase imediata. Sem uma correção rápida no sistema original, a confusão sobre o que era verdade ou não já estava criada.

Some isso aos rumores sobre um possível ataque da Coreia do Norte (com um aumento da capacidade de mísseis balísticos desse país), e você tem um cenário de caos criado.

Para solucionar futuros problemas, foi implementado um sistema onde duas pessoas precisam autorizar a mensagem de emergência para alerta de mísseis, além de uma forma automatizada para cancelar o alerta em caso de falha.


Compartilhe