Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Inteligência Artificial e chatbots | Como o GPT-4o promete mudar o jogo da IA

Como o GPT-4o promete mudar o jogo da IA

Compartilhe

A OpenAI apresentou oficialmente o GPT-4o, o mais recente modelo de inteligência artificial da empresa, que é descrito como o mais “inteligente e rápido” de sua história.

O grande diferencial da plataforma é a sua capacidade multimodal nativa, permitindo o processamento e geração de texto, áudio e imagens a partir de dispositivos compatíveis com o seu poder de processamento.

E a melhor notícia para os usuários que abraçaram a inteligência artificial no trabalho ou estudo é que o GPT-4o estará disponível gratuitamente para usuários do ChatGPT, incluindo a versão gratuita.

Neste artigo, apresento tudo o que você precisa saber sobre o GPT-4o, e como ele pretende mudar o jogo do mercado de IA generativa.

 

As diferenças em relação ao GPT-4

O GPT-4o tem um desempenho similar ao GPT-4 em tarefas de processamento de linguagem natural, mas apresenta uma maior capacidade de gerar e compreender diferentes tipos de dados.

Na prática, você pode obter textos, arquivos de áudio e vídeo melhores a partir desse motor, além de uma melhor capacidade de interpretação de comandos por esses métodos de entrada.

O novo modelo também recebe um novo modo de entrada por comandos de voz, entregando respostas instantâneas (320ms) e interação natural, permitindo interrupções e diferentes tons de voz.

O modo de tradução também é “em tempo real” para conversas com diferentes idiomas, e sua análise de imagens oferece uma melhor identificação de objetos, erros em código e outras informações relevantes a partir de fotos e screenshots.

 

Uma revolução na educação?

A cena icônica do filme ‘Matrix’, onde Neo acorda sabendo kung fu, é um bom exemplo que ilustra o que pode ser o futuro da educação com o GPT-4o, que demonstra um enorme potencial para revolucionar a área de ensino.

É claro que ainda estamos distantes do momento em que o professor será considerado obsoleto, mas essa é uma das atividades profissionais que está efetivamente ameaçada com este avanço rápido da Inteligência Artificial nos métodos de ensino.

Sal Khan, fundador da Khan Academy, apresentou em vídeo como o GPT-4o auxilia o seu filho Imran a solucionar um problema de matemática. A interação natural e a voz motivadora da ferramenta guiam o aluno de forma eficaz.

O ensino domiciliar ou ‘home schooling’, em alta na pandemia, pode se beneficiar ainda mais com o ChatGPT. A ferramenta personalizável e multimodal atende às necessidades individuais de cada aluno, tornando o aprendizado mais eficiente.

O potencial do ChatGPT vai além do ensino formal. Autodidatas de qualquer idade podem se beneficiar da ferramenta para aprender em diversos campos, explorando sua capacidade de interagir com a voz e reconhecer imagens.

Aliás, a chegada do GPT-4o basicamente destruiu a previsão de Bill Gates, que afirmou em um passado não muito distante que a Inteligência Artificial poderia auxiliar professores como ferramentas de feedback para a educação em 18 meses.

“Nos próximos 18 meses, as IAs entrarão como assistentes dos professores e fornecerão feedback sobre a escrita. E então eles vão aumentar o que somos capazes de fazer em matemática. Nosso gargalo em matemática é mais sobre como nos encaixamos no sistema geral e na adoção de professores. Hoje temos ferramentas muito boas que, se totalmente adotadas, avançariam mais nos resultados matemáticos do que fizemos nos últimos 20 anos. Então, meu otimismo em relação às edtechs em geral não é apenas por causa da IA. É um conjunto de coisas, mesmo antes deste último desenvolvimento, que acho que estamos ficando mais inteligentes e estamos colocando em campo.”

Aconteceu bem antes do esperado.

A capacidade multimodal e interativa do GPT-4o abre um leque de reais possibilidades para a educação. E os primeiros passos foram dados de forma consistente. Seu potencial para ensinar praticamente qualquer matéria se tornou efetivo nessa nova versão.

E o mundo terá que se adaptar a isso, de forma (quase) inevitável.

 

Quando o GPT-4o estará disponível?

O GPT-4o terá uma implementação gradual, começando pelos usuários do ChatGPT Plus e Team (pagos), para depois ficar disponível no ChatGPT gratuito.

Além disso, os usuários pagos contam com alguns benefícios, pois contam com um limite de uso cinco vezes maior do que aqueles que usam o ChatGPT de graça, além do acesso antecipado ao novo modelo de voz, que estará disponível nas próximas semanas.

Por fim, a OpenAI também anunciou um aplicativo do ChatGPT para macOS, que permite invocar o chatbot com o atalho Opção + Espaço.

O app vai contar com uma integração com a área de trabalho do sistema operacional da Apple para diferentes tarefas, como a análise de gráficos estatísticos exibidos em tela e a participação em chamadas de vídeo.

O aplicativo do ChatGPT para macOS também terá disponibilidade antecipara para os usuários da versão Plus (com pagamento).


Compartilhe