TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como o GPS do smartphone pode salvar a sua vida | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como o GPS do smartphone pode salvar a sua vida

Como o GPS do smartphone pode salvar a sua vida

Compartilhe

Praticamente qualquer smartphone que está ativo no mercado neste momento conta com um GPS. E se um telefone não possui este recurso, ele precisa ser trocado urgentemente.

Este é um recurso que é utilizado para várias tarefas no dispositivo, e não apenas para apontar o seu posicionamento no Google Mapas. Vários aplicativos instalados no seu dispositivo podem se valer do GPS para melhor identificar o dispositivo no mundo, indo de apps de delivery até os aplicativos de bancos.

Outra função importante do GPS é a sua funcionalidade para aplicativos e serviços de emergência, o que é de fundamental importância para localizar idosos em cenários mais complexos.

Neste post, vamos mostrar como o GPS pode ser uma ferramenta que ajuda a salvar vidas, enviando automaticamente a localização do usuário.

 

 

 

Um recurso de vital importância

O seu smartphone pode ser um fator chave em uma situação de emergência. Em determinados cenários, ele pode oferecer alguns segundos de vantagem para os profissionais de saúde que vão prestar o socorro à vítima de acidentes.

O GPS pode fazer a diferença neste caso. O recurso permite que os poucos segundos a menos na localização da vítima se transformem em uma vida salva. Por isso, ativar esse recurso com as plataformas de segurança e atendimento de emergência é algo tão importante.

Neste caso, ao realizar uma chamada de emergência, o GPS pode enviar a localização exata do usuário para os serviços que realizam o trabalho de atendimento e resgate. E até mesmo quando o telefone está sem cobertura de sinal de rede é possível enviar essa localização.

Para os usuários mais preocupados com a integridade física de pessoas com limitações motoras, com conhecidos problemas de saúde ou idosos que podem se desorientar nas ruas, manter o GPS do smartphone ativo é algo quase obrigatório para garantir a segurança dessa pessoa.

 

 

 

Como ativar a localização por GPS

Os fabricantes de smartphones tentam deixar este recurso acessível nas suas interfaces de usuário, o que permite uma ativação simples, prática e rápida. É claro que os resultados podem variar de acordo com a interface adotada, mas de um modo geral é bem simples ativar a localização do dispositivo para emergências.

Como padrão, a funcionalidade está ativa no dispositivo. Porém, é recomendável que cada usuário faça a sua verificação para ter certeza que o recurso está ativo e funcional no smartphone. Se você desativou o GPS ou as funções de geolocalização porque estava preocupado com questões de segurança e privacidade, saiba que as informações compartilhadas por essa configuração só são de conhecimento com os profissionais da área de emergência e com a sua operadora de telefonia móvel.

Para verificar se essa configuração está mesmo ativa no seu smartphone Android, entre nas Configurações do dispositivo e procure pelo item Localização. Dentro desse item, procure pela opção “Serviços de Localização para Emergências”.

Vale a pena deixar claro que este termo pode variar, dependendo do modelo de smartphone que você está utilizando, assim como o seu processo de ativação. Em alguns casos, o recurso pode ser ativado fora dessa tela de configurações. Mesmo assim, não há mistério ou motivo para não deixar o recurso ativo no seu smartphone.


Compartilhe