Wetten.com Brasil Apostas
Home » Software » Como o Google Sodar ajuda a medir o distanciamento social

Como o Google Sodar ajuda a medir o distanciamento social

Compartilhe

Mais cedo ou mais tarde, a pandemia vai acabar, e vamos ter que sair de casa para tentar ter uma vida normal. Ou para iniciar um processo de adaptação para o chamado novo normal. Sim, amigo leitor: podemos afirmar, sem medo de errar, que o mundo que você conhecia antes do isolamento social não existe mais, e a realidade lá fora já está bem diferente.

Apesar de vários países já se prepararem para retomar as atividades econômicas, esportivas e culturais, esse retorno vai acontecer com uma série de restrições para garantir a segurança de todos, e para que um novo surto apareça. E uma das novas regras para o convívio coletivo será o distanciamento social.

Dificilmente vamos encarar o aperto de mão e o abraço da mesma forma, e enquanto não aparece uma vacina ou um remédio realmente eficiente para o tratamento dessa doença, as regras de distanciamento social continuam. E uma das mais importantes é estabelecer uma distância de pelo menos 2 metros da outra pessoa. Essa é a margem de segurança mínima para locais públicos e ambientes fechados passíveis de aglomeração. E, ainda assim, você não está completamente imune a uma contaminação.

Pensando nos usuários mais preocupados com a sua saúde, o Google lançou uma nova ferramenta de realidade aumentada, que permite o controle e a melhor medição desse distanciamento social. O Google Sodar faz o cálculo dos tais dois metros de segurança recomendados para conter a propagação do vírus. E faz isso dispensando a necessidade de instalar um aplicativo no seu smartphone.

 

 

 

Como o Google Sodar funciona?

 

 

Para começar a utilizar o Google Sodar, basta acessar a sua página da web no Google Chrome, a partir do seu smartphone Android. Clique em Launch, e a ferramenta emite uma notificação, alertando que vai utilizar alguns recursos de realidade aumentada para visualizar o distanciamento social a partir da tela do smartphone.

Você deve aceitar o uso desse recurso, pressionando no item que indica o acesso à RA do telefone. Só então o Google Sodar começa a funcionar. Também será solicitado ao usuário que seja concedida a permissão para acessar a câmera do smartphone. Obviamente, você deve aceitar esse pedido para continuar.

Para que o Google Sodar possa funcionar corretamente e realizar bem as medições do ambiente, você deve indicar onde está o solo, apontando para ele com a câmera do telefone e clicando em Continuar. Uma fez feito isso, ele vai marcar com indicações na tela quantos são os dois metros de distância que você deve manter. A ferramenta só funciona com smartphones Android com a última versão do Google Chrome (81.0.4044.138).

 

 

Por enquanto, o Google Sodar não está disponível para o iOS/iPhone, por motivos (quase) óbvios. Mas muito provavelmente a Apple já está trabalhando em ferramenta similar.

Lembrando sempre que o distanciamento social é uma das medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias do mundo inteiro para evitar a propagação de um vírus que já infectou mais de 5.8 milhões de pessoas e causando mais de 360 mil mortes ao redor do planeta (mais de 27 mil mortes no Brasil no momento em que esse post foi produzido). Estamos em estágio de pandemia desde o dia 11 de março de 2020, e ainda estamos atrás da vacina que trará a cura.

Logo, todo cuidado é pouco. E, se puder, fique em casa.

 


Compartilhe