Compartilhe

Muita gente compra pela internet nos dias de hoje. E muitas dessas pessoas acreditam que as compras feitas na web são privadas. É óbvio que tal pensamento está muito longe da realidade, a menos que você tome precauções que provavelmente quase ninguém pratica.

Recentemente, a CNBC reviveu esse tema que foi comentado aqui no TargetHD.net em fevereiro de 2019, e a reação das pessoas mais preocupadas com os aspectos de segurança foi tamanha, que o artigo é replicado nas redes sociais em alta velocidade. E acabando em blogs especializados, como o nosso.

É possível ver como o Google sabe tudo o que você comprou na internet. E quem ajuda a gigante de Mountain View nessa missão pouco honesta é cristã é o Gmail. E é através dele que você pode saber o seu histórico de compras na internet.

 

 

Como ver a lista de compras na internet coletada pelo Gmail e Google

 

 

Clique nesse link para acessar.

Você deve ver algo semelhante à imagem acima quando você compra pela internet em algum e-commerce. Aqui, é como você pode ver todo o seu histórico de compras, e o Google afirma que “não utiliza esta informação para fins comerciais, e que só você pode ver isso”.

Mentira, é claro.

A contradição é estabelecida ao confessar que tais dados são compartilhados com outros aplicativos do Google, inferimos que, e tal e como afirmou o próprio Google por diversas oportunidades, tem como objetivo “entregar ao usuário uma experiência mais personalizada”.

A única forma de eliminar esse histórico é eliminando todas as compras da lista, uma por uma. Sim, é algo bem tedioso e que consome muito tempo, o que indica claramente que o Google não quer que você apague nada.

Lembrando, amigo leitor: dados pessoais são o petróleo da era digital. Ou seja, não existe almoço grátis. Seus dados e a sua privacidade são as moedas de troca.

 

Via CNBC


Compartilhe