Você está em | Home | Inteligência Artificial e chatbots | Como o Gemini 2.0 pode mudar o jogo das IAs

Como o Gemini 2.0 pode mudar o jogo das IAs

Compartilhe

O Google lança o Gemini 2.0, a evolução de sua Inteligência Artificial conversacional, dobrando a velocidade do seu antecessor, mas com a promessa de ser mais eficiente.

Os desenvolvedores já podem experimentar essa velocidade adicional no AI Studio e Vertex AI, enquanto os usuários podem utilizar o novo Gemini no desktop. A versão mobile da nova IA ainda não está disponível.

Vamos descobrir o que o Google Gemini 2.0 pode oferecer para você, e principalmente… se ele deixa de ser o “primo burro” do ChatGPT (essa é a IA que eu menos uso, justamente por ser a mais débil de todas).

 

As novidades do Gemini 2.0

A funcionalidade “Deep Research” na Gemini Advanced pode explirar tópicos complexos, entregando respostas detalhadas e links para fontes confiáveis.

O Google vislumbra um futuro em que a IA age proativamente. Os agentes autônomos vão trabalhar em conjunto para atingir objetivos específicos. Demis Hassabis prevê 2025 como o início da era dos agentes baseados em IA, com o Gemini 2.0 como alicerce.

A visão do Google é integrar o Gemini 2.0 em todos os seus produtos e serviços, desde a Busca até o Workspace, Chrome e Android.

Essa integração visa eliminar a fragmentação de produtos, construindo uma base sólida para diversas aplicações, estabelecendo um ecossistema integrado de serviços com a IA como elo comum entre as soluções da empresa.

 

Os principais projetos do Google com IA neste momento

O Google está atirando em diferentes frentes para encontrar soluções e tecnologias que podem se beneficiar de forma mais direta da sua inteligência artificial.

Entre os projetos em desenvolvimento, os que mais se destacam são:

  • Projeto Astra: Conversas fluídas em vários idiomas, como um poliglota talentoso, com memória estendida e baixa latência, o que vai permitir que qualquer usuário compreenda qualquer idioma com o menor esforço.
  • Projeto Mariner: Tarefas complexas executadas de forma autônoma, navegando na internet com maior precisão.
  • Jules: Um assistente para desenvolvedores, corrigindo erros de código como um revisor experiente. Imagine a satisfação de encontrar a solução perfeita para um problema complexo.

 

Segurança em primeiro lugar

O Google reconhece os desafios de segurança com os agentes autônomos, que ainda precisam percorrer um longo caminho para entregar para os usuários a melhor experiência de uso possível.

Ao mesmo tempo, implementa precauções para evitar que tudo saia do controle, como testes em ambientes controlados para análise dos resultados.

A parte mais importante de tudo isso é que o Gemini 2.0 Advanced está disponível para o grande público, e neste momento pode ser acessada na página oficial da Inteligência Artificial do Google.

E a melhor parte, é que o recurso é gratuito para todos os usuários do chatbot.

Sempre recomendamos o uso com moderação, pois como é uma plataforma que ainda está em desenvolvimento, ela pode apresentar falhas e equívocos nas respostas oferecidas.


Compartilhe