O domínio consiste em um nome que tem o objetivo de localizar o seu site na internet. Ele é simplesmente o endereço do seu site e é por meio dele que as pessoas encontrarão você na web.

Na verdade, o domínio foi um método criado para facilitar as pessoas encontrarem um site sem necessitar decorar números extensos.

Além disso, é possível dizer que, junto com a hospedagem, o domínio é um dos detalhes que devem ser analisados por qualquer pessoa antes da criação de um site.

 

 

Domínio e as técnicas de SEO

 

O domínio ganha ainda mais importância quando sabemos que eles podem influenciar no posicionamento do seu site nas páginas de resultado.

As técnicas de SEO consistem em procedimentos importantes para que o seu site seja encontrado mais facilmente pelo seu público. Tais técnicas consistem no uso correto de palavras-chaves, otimização de imagens e outros elementos.

É possível dizer que conhecer as técnicas de SEO é um requisito básico para qualquer um que almeja obter êxito na internet.

Quando o usuário efetua a busca de um site ou blog no Google, é provável que a palavra-chave esteja também presente na URL das páginas.

A razão disso é que o Google possui algoritmos que efetuam buscas com base no perfil do usuário. Dessa maneira, é mais fácil entregar conteúdo certo para a pessoa certa.

E é por isso que pensar em um domínio coerente com o que o seu site oferece possibilita que ele seja facilmente encontrado nas páginas de resultado.

 

 

O impacto do domínio no ranqueamento

 

Imagine que o seu empreendimento seja uma loja de roupas femininas e no domínio do seu site estão os termos “moda feminina”. Essas palavras estão relacionadas com o que as suas potenciais clientes vão digitar nas pesquisas do Google.

Por causa da presença desses termos e da relação deles com os serviços que você oferece, a sua posição no Google já é favorecida.

No entanto, tão importante quanto o domínio, o seu site deverá apresentar outros elementos de SEO que o tornarão referência.

Além disso, os domínios devem contar com no máximo 26 caracteres. Caracteres que levam acentuação até são permitidos, porém não são indicados.

Isso ocorre porque nem todos os servidores de internet admitem caracteres com acento.

Por essa razão, com o intuito de conferir ao seu domínio um impacto positivo para o posicionamento do seu site, vale a pena seguir algumas dicas:

 

 

A utilização adequada das palavras-chaves

 

O uso das palavras-chaves é um elemento essencial quando o assunto são as técnicas de SEO. Elas são fundamentais para que qualquer site ou blog tenha a visibilidade durante as pesquisas realizadas.

Em relação aos domínios, uma das dicas consiste em colocar neles determinadas palavras-chaves que possuem relação com o conteúdo do seu site.

Com isso, ele vai corresponder às principais palavras utilizadas pelo seu público quando efetuam pesquisas no Google.

 

 

Fácil memorização

 

Domínio bom é o domínio simples. Quanto mais objetivo ele for, mais fácil será para ele ser memorizado. Lembre-se que o ideal é possibilitar que o usuário o compreenda de maneira instantânea.

Se o cliente pedir para você soletrar o domínio, é porque há alguma coisa errada. Tenha em mente que o seu domínio é o seu endereço na internet.

Qualquer erro na hora de digitá-lo no Google pode levar o seu cliente para um concorrente.

 

 

Evite números

 

Isso mesmo, números, hífens e até mesmo termos em outro idioma podem confundir o usuário.

Pense, por exemplo, que o seu domínio contenha o número 4 no nome. Ao dizer o seu endereço para um cliente, ele pode se confundir e ficar indeciso se digita o número 4 ou escreve por extenso.

A criatividade também é uma aliada importante em se tratando de domínios. O diferente chama atenção também. No entanto, nesse caso, o ideal é pensar: vale mais a criatividade ou a simplicidade?

 

 

“.com” ou “.com.br – eis a questão

 

As extensões “.com” e a “.com.br” são as mais conhecidas atualmente e, por isso, o público já possui uma identificação imediata com elas.

Por outro lado, há outros exemplos de extensões como a “.info”, a “.net”, mas o mais adequado nessa situação é pensar na sonoridade que o seu domínio vai ter com tais extensões, bem como no tipo do seu negócio.

 

 

Conclusão

 

O domínio é um dos elementos mais importantes na internet. Graças a ele é possível identificar e encontrar um site entre vários outros que existem na rede mundial.

E já que as técnicas de SEO e o domínio são importantes, escolher um que tenha termos referentes ao seu site é uma prática válida para auxiliar a sua presença online.

Portanto, na hora de optar por um domínio, lembre-se dessas dicas e o quanto elas são importante para as técnicas de SEO.