Como o COVID-19 pode danificar os seus pulmões

Compartilhe

A pandemia do COVID-19 é um desafio que a humanidade moderna ainda não havia enfrentado. Estamos enfrentando um inimigo invisível, e além das orientações da Organização Mundial da Saúde como o isolamento social e lavar as mãos o tempo todo (por pelo menos 20 segundos), obter as informações corretas sobre o vírus é uma das mais importantes armas que temos para combater a desinformação.

Infelizmente, um dos grandes desafios que temos que superar em relação ao coronavírus é a avalanche de especulações e notícias falsas. A internet é uma fonte inesgotável de fake news, algo que não é bom para ninguém, e que deve ser evitado a todo custo.

Bem sabemos que os sintomas e a gravidade da enfermidade podem variar em função das condições de saúde de cada pessoa. Mas não podemos cair no erro em pensar que o COVID-19 é uma “simples gripezinha”, tal e como algumas mentes ignorantes querem vender nesse momento. Também não devemos acreditar que esse vírus só afeta os idosos ou pessoas com doenças graves: o vírus pode afetar a todos e a qualquer pessoa, independente de sua condição de saúde ou faixa etária.

No momento em que esse post é produzido, foram confirmados mais de 720 mil casos positivos de COVID-19 e 33.925 mortes no mundo. No Brasil, são 4.579 casos e, pelo menos 159 mortes. São números que não podem ser encarados como uma piada, exagero, manipulação da mídia ou qualquer teoria conspiratória vinda de mentes idiotas. O vírus se estendeu com grande rapidez, e a prevenção ainda é o melhor remédio que podemos ter nesse momento para o que está por vir.

Fique em casa, exceto em caso de força maior. Mantenha uma higiene constante, e siga as medidas de segurança que todos já conhecem ou deveriam conhecer (lave as mãos, evite o contato das mãos com o rosto e mantenha uma distância de mais de um metro com outras pessoas). Essas são medidas essenciais para frear a pandemia e acelerar o início da etapa de recuperação em escala global.

 

 

 

Quais são os danos do COVID-19 nos pulmões

 

Um vídeo publicado pelo Hospital da Universidade George Washington mostra os danos letais que o COVID-19 pode provocar nos pulmões. É fácil entender: tudo o que aparece em cor amarelo é dano pulmonar produzido pelo vírus.

A área afetada é enorme, e leve em consideração que os danos geram um processo de inflamação que dificulta (e muito) o processo de respiração do paciente. O que vemos no vídeo não são os efeitos do COVID-19 nos pacientes idosos, nem de uma pessoa com graves problemas de saúde prévios ou com um sistema imune deficiente, mas sim de uma pessoa saudável, que antes de contrair o vírus só teve problemas de pressão alta.

Agora, calcule o que pode acontecer com o organismo de uma pessoa que está dentro do grupo de risco. Eu mesmo tenho que me preocupar e muito, pois tenho diabetes.

Logo, não vale a pena correr riscos. Por favor, fique em casa, e pense na sua saúde, na saúde dos seus parentes e amigos, e na saúde das demais pessoas (eu, inclusive). Para acompanhar em tempo real os últimos dados da pandemia do COVID-19, clique nesse link.

 


Compartilhe