Como o bloqueio dos EUA afeta o seu smartphone da Huawei? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como o bloqueio dos EUA afeta o seu smartphone da Huawei? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como o bloqueio dos EUA afeta o seu smartphone da Huawei?

Como o bloqueio dos EUA afeta o seu smartphone da Huawei?

Compartilhe

Donald Trump ameaçou, esbravejou, ficou ainda mais laranja de raiva, prorrogou a decisão por diversas vezes… e agora, a decisão é lei. O veto dos Estados Unidos à Huawei está valendo, e a empresa chinesa não pode mais fazer negócios com empresas norte-americanas, a não ser que receba uma permissão especial (algo que não deve acontecer tão cedo, ou pelo menos enquanto o antigo apresentador de O Aprendiz não deixar a 1600 Penn).

Isso gerou muitas dúvidas nos usuários dos smartphones da Huawei, que não sabem se podem seguir utilizando os dispositivos ou se eles vão se transformar em pesos de papel que vão espionar o que você compra no AliExpress.

Vamos tentar responder essas dúvidas nesse post, e com informações fornecidas pela própria Huawei.

 

 

 

Entenda a diferença entre GMS e HMS

 

É a primeira coisa que você precisa saber para voltar a respirar com maior tranquilidade.

O Google Mobile Services (GMS) são os serviços do Google. Com ele, você tem acesso à Play Store (loja de aplicativos) e todos os principais apps da gigante de Mountain View (Gmail, Mapas, YouTube, etc).

Já o Huawei Mobile Service (HMS) é o equivalente da Huawei para o GMS, mas sem contar com os apps e serviços do Google. Ele trabalha com a Huawei App Gallery como via oficial para download de novos aplicativos.

Isso é importante, pois alguns smartphones da Huawei ainda contam com o GMS, mas os modelos mais recentes só recebem o HMS. E essa diferença vai resultar em comportamentos e consequências diferentes para dispositivos diferentes.

 

 

 

Os smartphones da Huawei ainda vão receber atualizações?

 

Sim, e nos dois casos.

Quem tem um smartphone com GMS vai ser atualizado sem problemas, e a Play Store não vai desaparecer se você atualizar o dispositivo da EMUI 10 para a EMUI 11 no futuro. Já os dispositivos com o HMS também vão receber as atualizações necessárias para o sistema operacional funcionar bem.

Lembrando que a EMUI é baseada no Android Open Source Project (AOSP) que, na prática, é o Android sem a intervenção do Google. Logo, as atualizações estão garantidas para todo mundo, dentro do prazo de dois anos de vida útil que os dispositivos desse sistema operacional normalmente recebe.

 

 

 

Meu smartphone ainda vai receber correções de segurança?

 

Sim. Todas as correções de segurança que o AOSP receber serão distribuídas para os telefones da Huawei.

 

 

 

Se eu restauro meu smartphone Huawei do zero, eu perco a Google Play Store?

 

Não. O dispositivo será restaurado para o seu estado de fábrica original, ou seja, com a última versão do Android ativa e com o Google Mobile Services atualizado. A regra é a mesma para os telefones da Huawei com o Huawei Mobile Services.

 

 

 

Os aplicativos serão atualizados regularmente?

 

Sim, sem maiores problemas. Tanto os apps vindos da Play Store como aqueles instalados via App Gallery.

 

 

 

Posso usar um smartphone da Huawei nos Estados Unidos?

 

Nesse momento não, mas só porque você não pode viajar para lá (para quem está lendo esse post no futuro: tudo isso aqui foi escrito em agosto de 2020, quando o Brasil ainda estava tentando sair do sufoco). Porém, tecnicamente, não há problema algum em usar um smartphone da Huawei nos Estados Unidos. Só não fica muito perto do Trump, pois ele não vai gostar.


Compartilhe