TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como navegar na internet com mais segurança no Windows 11 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como navegar na internet com mais segurança no Windows 11

Como navegar na internet com mais segurança no Windows 11

Compartilhe

Entenda: a internet é um lugar perigoso, não importa o dispositivo que você usa para acessá-la. E o Windows 11 não é uma exceção.

A boa notícia é que o novo sistema operacional da Microsoft oferece uma série de configurações para manter o seu computador um pouco mais seguro. E alguns desses ajustes estão disponíveis neste post.

Vale a pena lembrar que a maioria dos conselhos que você vai encontrar aqui vão funcionar em outras plataformas, como macOS, Linux, iOS ou Android. Ou seja, aproveite o conhecimento que você vai encontrar aqui de uma forma mais ampla.

 

 

 

Ajustando as opções de privacidade no Microsoft Edge

Acesse as configurações do Edge e procure pelos itens Privacidade, Busca e Serviços. Então, realize as seguintes alterações:

  • Ative a prevenção de rastreamento estrito: com ele, o navegador bloqueia a maioria dos rastreadores e impede a personalização de anúncios. Você deve saber que existe a possibilidade de alguns sites não funcionarem corretamente. Se isso acontecer, você sempre pode desativar a prevenção de rastreamento para esse site específico.
  • Limpe seus dados de navegação com frequência: a eliminação dos cookies e das informações armazenadas pelos sites da Internet permite que você desfrute de uma navegação mais segura, eficiente e privada.
  • Desative o envio de dados do navegador: a Microsoft coleta certas informações sobre seus hábitos ao usar o navegador. O envio de alguns desses dados é opcional.
  • Desative a personalização da experiência da web: ao desativar esta opção, você impede a Microsoft de personalizar a experiência de navegação com base em seus gostos e hábitos de uso.

 

 

 

Mantenha o Microsoft Edge atualizado

A boa notícia é que a maioria dos navegadores web (o Edge inclusive) instala as atualizações sem que o usuário perceba. Porém, se você entende que está atrasado em algum update ou quer saber qual é a versão atual do software instalado em sue computador, vá em Configurações > Sobre o Microsoft Edge.

 

 

 

Cuidado com as extensões que você instala

Os pequenos programas adicionais podem facilitar a sua vida no Edge, mas também podem oferecer problemas de segurança. Por isso, só instale extensões que estão em fontes ou repositórios confiáveis.

No caso do Edge, ele possui uma loja específica que está no item Abrir Complementos do Microsoft Edge. A Chrome Web Store é outro local seguro para obter extensões para esse navegador.

 

 

 

Cuidado com os sites que você visita

Tenha em mente esses aspectos para navegar de forma segura na internet:

  • Entre apenas em sites com HTTPS: a utilização do certificado TSL durante a navegação e a consequente ativação do protocolo HTTPS dão-lhe a garantia de que os dados que envia através de um site são encriptados. Desta forma, você garante que ninguém os acessa sem permissão.
  • Fique de olho de onde você baixa o software: não há nada de errado em fazer download de programas. No entanto, é essencial que você baixe aplicativos apenas de repositórios confiáveis ​​e confiáveis. Se algo cheirar mal, é melhor sair rapidamente do site.
  • Não conceda permissões de forma aleatória: os sites costumam pedir permissão para acessar a câmera, o microfone ou para saber onde você está. Nosso conselho é claro: conceda essas permissões apenas quando necessário.

 

 

 

Configure corretamente o Windows Defender

O Windows Defender é de fácil acesso e utilização, já que está localizado do lado direito da barra de tarefas do Windows. Se você clicar duas vezes no ícone de escudo, já entra nos parâmetros de segurança. Então, entre na opção relativa ao controle do acesso ao navegador.

Esse item é responsável por proteger o seu computador de arquivos, aplicativos e sites maliciosos. Basta ativar o recurso, e você terá um maior grau de segurança na hora de navegar na internet. E ao clicar em Configurações de Proteção com Base em Reputação, você pode configurar esse recurso em detalhes.


Compartilhe