O WhatsApp é o rei das comunicações instantâneas, apesar de algumas pessoas deixarem de lado o aplicativo para não serem tão dependentes do mundo sombrio de Mark Zuckerberg. De qualquer forma, muita gente que ainda usa o app não quer informar quando está online no mesmo, ou até mesmo quando se conectaram pela última vez, tentando manter alguma privacidade.

Você pode fazer com que as pessoas não saibam quando você está online no WhatsApp, e nem precisa inicialmente de aplicativos de terceiros (apesar que você pode usar alguns, se quiser). Nesse post, mostramos as alternativas que você tem para alcançar esse objetivo.

 

 

Colocar o smartphone em modo avião

É o recurso mais simples para ter um pouco de privacidade como um todo. A vantagem dessa opção é permitir a leitura de mensagens recebidas sem dar indícios que você está online. Basta ter as mensagens não lidas e ativar o modo avião no smartphone. Agora, você pode acessar o WhatsApp e ler as mensagens sem a indicação de que está online. A outra pessoa só é notificada sobre a sua leitura das mensagens quando você desativar o modo avião.

 

 

Aplicativos de terceiros para o Android

Se o modo avião não é uma opção para você, é possível recorrer para aplicativos de terceiros. Mas tais apps não são tão aconselhados, porque ficam abaixo das expectativas nos resultados necessários. Pode até ser que você encontre algum que funcione, mas vai ter que procurar um bocado e, ainda assim, correr o risco de receber muita publicidade e até malwares. E, com tudo isso, não vão cumprir com o que promete em 100%.

 

 

Mudar detalhes nas configurações do WhatsApp

Você pode apelar com ajustes que dão a entender que você não está online o tempo todo, como escolher quem pode ver a sua foto de perfil e as informações que aparecem abaixo da imagem. Editar manualmente os ajustes de privacidade é uma boa ideia, editando as opções como foto de perfil, info, status e hora da última conexão. Lembrando que tudo o que você ajustar para os demais ficará ajustado para você também, onde você também não vai ver essas informações da outra pessoa.

 

 

Desativar a localização em tempo real do WhatsApp

Quase obrigatório para quem quer uma privacidade maior. É um recurso interessante para quem quer conhecer detalhes das pessoas no WhatsApp, mas dedura onde você está o tempo todo, e em tempo real. Isso aqui é um perigo para os infiéis.

 

 

Desativar as notificações

Desligar as notificações ativas nos dispositivos móveis é outra boa alternativa. E é tão simpels quanto desativas as notificações no próprio WhatsApp: vá nos ajustes do telefone e configure a funcionalidade. Também vale a pena silenciar um grupo ou uma pessoa no WhatsApp, inclusive para ter um pouco mais de paz durante o trabalho, deixando para ler tudo o que recebeu quando tiver mais tempo.

Existem algumas opções para não ser visto utilizando o WhatsApp. Depende de cada um utilizar um método ou outro. Mas o que fica evidente é que a privacidade no app de mensagens está melhorando a cada nova versão, e as diversas opções disponíveis ajudam aos usuários a dar um novo voto de confiança ao serviço.