Como mudar o ícone do Windows Explorer no Windows 10

Compartilhe

O Windows 10 permite uma série de personalizações, e qualquer usuário pode deixar o sistema operacional com a sua cara, ou mais alinhado com a sua personalidade. Porém, sempre recomendamos que você deve ter uma cera dose de precaução com essas atualizações, pois alguns arquivos maliciosos de temas podem roubar os seus dados.

Mas você não precisa recorrer sempre a arquivos de terceiros para modificar a cara do Windows 10. É possível deixar o sistema operacional da Microsoft com a sua cara de uma forma menos intrusiva e com um maior controle do usuário.

Basta o usuário em questão ter o mínimo de conhecimento sobre os paranauês das configurações que precisam ser modificadas para alterar elementos visuais e funcionalidades do Windows 10. E isso é algo menos complicado do que parece.

Você pode personalizar todos os ícones da barra de tarefas do Windows 10. Porém, um dos ícones disponíveis não possui instruções claras sobre a sua customização: o Windows Explorer. Não existem instruções muito claras sobre como você pode realizar essa alteração.

Para alterar o ícone do Explorador de Arquivos do Windows 10, é preciso realizar um procedimento diferente do convencional, ou daqueles utilizados para os demais ícones. A boa notícia é que os passos envolvidos no procedimento são muito simples. A má notícia aqui é que, se você não conhece esses passos, o procedimento pode ser uma enorme dor de cabeça.

Por isso, deixamos o passo a passo do procedimento nesse post, mas também deixamos muito claro que você vai realizar essa personalização por sua conta e risco. Só estamos reproduzindo a forma em como essa mudança pode ser feita, mas não nos responsabilizamos pelos eventuais problemas que você pode ter na sua instalação do Windows 10.

Você está avisado.

 

 

 

Como personalizar o ícone do Windows Explorer no Windows 10

 

Para personalizar o ícone de Explorador de Arquivos do Windows, a primeira coisa que você precisa fazer é fixá-lo na barra de tarefas, caso ele ainda não esteja disponível. Basta abrir o Windows Explorer, clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do mouse e selecionar a opção “Fixar na barra de tarefas”.

Feito isso, clique com o botão direito sobre o ícone desse programa já fixado na barra de tarefas, e quando o menu deslizável de pastas aparecer, clique novamente com o botão direito sobre o item e explorador de arquivos ou Windows Explorer.

Vai aparecer um pequeno menu emergente com as opções Abrir e Propriedades. Selecione a segunda opção, e vai aparecer uma janela onde você pode modificar o ícone do Windows Explorer.

 

 

Então, basta clicar em “Alterar ícone…”, navegue até a pasta onde está salvo o ícone que você quer utilizar para representar o programa (lembrando que você só pode utilizar arquivos com a extensão .ICO), selecione o novo ícone e clique em Aplicar e, depois, Aceitar.

As mudanças do ícone do Windows Explorer só serão efetivas quando você reiniciar o programa, ou quando você encerrar a sessão no Windows 10 ou reiniciar o sistema operacional. A primeira opção é sempre a mais simples, já que pode ser feita com poucos cliques.

E é isso. Um procedimento bem simples para quem tem o mínimo de conhecimento informático.

Boa sorte!


Compartilhe