TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como mudar o canal WiFi do seu roteador | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como mudar o canal WiFi do seu roteador

Como mudar o canal WiFi do seu roteador

Compartilhe

As redes WiFi são as mais utilizadas do mundo. Mais do que qualquer rede móvel ou fixa, já que a internet sem fio está disponível em qualquer lugar do mundo, e praticamente todos os dispositivos conectados disponíveis no planeta contam com essa tecnologia de rede.

Por isso, é mais do que natural ver algumas redes ficarem saturadas, com vários dispositivos conectados ao mesmo tempo. O resultado dessa saturação é um desempenho de internet empobrecido, já que são muitas pessoas tentando acessar a internet sem fio para diferentes finalidades.

Neste post, vamos mostrar como você pode atenuar essa saturação modificando o canal de internet do seu roteador, deixando o caminho mais livre para você e para a sua conexão.

 

 

 

Por que mudar o canal de internet do seu roteador é algo importante?

Porque isso pode ajudar a melhorar de forma decisiva a qualidade da sua conexão sem fio, deixando a mesma livre para as atividades mais complexas ou com elevada demanda de dados.

Quando um roteador está em um canal que está muito concorrido por ter vários dispositivos trabalhando neste mesmo canal, a qualidade da internet sem fio tende a piorar sensivelmente, pois as interferências serão inevitáveis.

É claro que não vamos conseguir milagres aqui se a sua conexão de internet já trabalha em uma velocidade mais baixa, mas pelo menos teremos uma melhor qualidade final de conexão chegando aos dispositivos, pois o roteador trabalhando em um canal só dele vai permitir que o sinal chegue limpo aos smartphones, notebooks e videogames.

Se você precisa fazer o download e upload de um grande volume de dados e prefere utilizar a internet sem fio, utilizar um canal específico para o roteador pode ser algo decisivo para uma melhor performance. Logo, vale a pena conhecer e testar o procedimento indicado neste post.

 

 

 

Como mudar o canal do WiFi no roteador

A boa notícia aqui é que existem diferentes métodos para mudar o canal do WiFi em seu roteador, mas vamos ensinar neste post o método mais simples de todos.

  1. Tudo o que você precisa fazer é o seguinte:
  2. Em um computador, entre no site de configuração do seu roteador a partir de um navegador web, digitando o IP do dispositivo na barra de endereços (consulte qual é o endereço específico do roteador que você utiliza no site do fabricante ou na documentação técnica de sua operadora).
  3. Ao abrir a página inicial de configuração do roteador, digite o nome de usuário e senha do mesmo.
  4. Na página de configurações do roteador, procure pelo item referente às redes sem fio. De um modo geral, ele responde pelos nomes WiFi, Wireless Lan ou Wireless, mas isso pode variar de acordo com o fabricante do roteador em questão.
  5. Nesse item, procure pelo segmento que permite a mudança do canal WiFi. O mais recomendado é que você deixe esse item em modo automático, já que será o próprio roteador que vai gerenciar o canal a ser utilizado.
  6. Se o seu roteador for muito antigo ou de baixa qualidade, escolha manualmente o canal que você deseja utilizar.
  7. Confirme todas as mudanças, salve as configurações e reinicie o roteador. Os resultados poderão ser percebidos após o procedimento de reinicialização.

Compartilhe