Como montar chamadas de vídeo com 50 pessoas pelo WhatsApp Web via Messenger Rooms

Compartilhe

O Messenger Rooms está se integrando aos poucos em todo o ecossistema de aplicativos que estão sob o guarda chuva do Facebook. O novo serviço de chamadas de vídeo em grupo chegou ao WhatsApp, ao Instagram, na versão web do Facebook, no Facebook Messenger e agora chega ao WhatsApp Web, permitindo os chats em vídeo com até 50 pessoas.

Nesse post, vamos mostrar como você pode realizar essas chamadas em grupo a partir do WhatsApp Web, que agora se conecta diretamente ao Messenger Rooms.

 

 

 

Como funciona o Messenger Rooms no WhatsApp Web

 

 

Assim como acontece com as demais plataformas que o Messenger Rooms já está conectado, a integração com o WhatsApp Web consiste em um acesso direto para a criação da sala de chat. Ou seja, você não vai fazer uma chamada de vídeo a partir do WhatsApp, mas sim abrir a chamada de vídeo no Messenger Rooms a partir do WhatsApp, criando a sala e gerenciando o link que, em um momento posterior, será enviado para os nossos contatos.

Pode parecer um pouco confuso falando desse jeito, mas na prática, o processo é relativamente simples:

 

1) Inicie a sessão no WhatsApp Web, tal e como você sempre fez.
2) Abra qualquer chat e clique no ícone de clipe (aquele que normalmente utilizamos para enviar arquivos em anexo).
3) Nas opções que vai aparecer, você vai ver um novo ícone em azul com uma carinha branca. Esse é o ícone do Messenger Rooms. Clique nele.
4) Vai abrir uma mensagem de boas vindas, explicando o que é o novo recurso e suas limitações de privacidade.
5) Clique no botão que redireciona para o Messenger, e uma nova janela em messenger.com vai pedir a sua identificação com nome de usuário e senha.
6) Agora, você pode criar a sala de chat. O sistema avisa que qualquer usuário que tiver o link de convite pode entrar na sala, mesmo sem ter uma conta do Messenger ou do Facebook.
7) Então, crie a sala com o nome da mesma e, uma vez criada, entre na sala e compartilhe o link gerado em qualquer grupo do WhatsApp (ou qualquer comunicador de seu uso).

 

Os usuários que participam da chamada de vídeo a partir do smartphone são obrigados a ter o Facebook Messenger instalado em seu dispositivo. Quem vai usar o serviço a partir de um computador pode usar de forma direta o navegador web. O limite de participantes é de 50 pessoas (49 convidados + você).

O limite de pessoas é muito maior do que os das chamadas de vídeo nativas do WhatsApp (oito participantes). Porém, não contam com a mesma codificação ponta a ponta, algo que está disponível nas chamadas de vídeo nativas do WhatsApp. As videochamadas do Messenger Rooms compartilham a codificação do Messenger.


Compartilhe