TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como minimizar todas as janelas menos a ativa no Windows | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como minimizar todas as janelas menos a ativa no Windows

Como minimizar todas as janelas menos a ativa no Windows

Compartilhe

Os usuários mais experientes do Windows certamente sabem como minimizar todas as janelas do sistema operacional, menos aquela janela que está ativa em primeiro plano. Principalmente aqueles que usam o sistema da Microsoft desde o Windows 7, versão que estreou o recurso.

Essa é uma ação simples de ser executada, independente da versão do Windows que você está utilizando. Mas vamos nos centrar no Windows 10 como pedra angular para apresentar essa dica. Mas deixo claro que tudo o que funciona para uma versão vai valer para as demais.

Pois bem, neste post vamos mostrar como é possível minimizar todas as janelas do Windows com exceção daquela que está em primeiro plano no sistema operacional.

 

 

 

Existem diferentes maneiras para executar esse comando

A forma mais conhecida para minimizar todas as janelas no Windows é clicar no fino botão localizado do lado direito do relógio na barra de tarefas. Mas um simples gesto ou um atalho do teclado pode alcançar o mesmo resultado.

Na verdade, existe mais de um atalho de teclado para minimizar todas as janelas. Um desses atalhos está nas teclas Windows + D, e esse comando também serve para voltar a mostrar todas as janelas.

Mas o que queremos aqui é minimizar todas as janelas menos aquela que está ativa em primeiro plano. E isso leva automaticamente para duas perguntas pertinentes:

  1. Por que alguém iria querer fazer algo desse tipo?
  2. Quando a janela ativa é aquela que está ocupando o foco de atenção na tela?

Nesse ponto, estamos falando de design e usabilidade, dois dos pilares do Windows e do macOS. O sistema da Apple conta com o Organizador Visual, que permite mostrar grupos de aplicativos que estão abertos e, quando se abre um app ou um grupo de apps dentro desse Organizador, os demais que não estão em primeiro plano são minimizados.

Essa é uma forma de aumentar o foco de um usuário em um determinado aplicativo, aumentando assim a sua produtividade quando necessário.

 

 

 

Como minimizar todas as janelas do Windows, exceto a janela ativa em primeiro plano

No caso do Windows, existe um recurso equivalente que já está em nossas vidas a algum tempo: o Aero Shake.

Com ele, você escolhe uma janela entre as várias que estão abertas no seu computador com o mouse em sua barra superior e simplesmente agita essa janela. Você verá que todas as outras janelas abertas serão minimizadas, com exceção daquela que foi agitada. Se você repetir o gesto, as janelas que se ocultaram voltam a aparecer.

O Aero Shake também funciona com os atalhos de teclado Windows + M e Windows + Home. O recurso tinha tudo para ser descartado com o passar do tempo, mas de forma surpreendente, a Microsoft mantém a funcionalidade até hoje. No Windows 11, ela pode ser ativada em Configurações > Sistema > Multitarefa.

E eu tenho quase certeza de que os usuários mais veteranos ainda se lembram do Aero Shake, e que muitos usuários que nunca chegaram perto do Windows 7 jamais ouviram falar nessa funcionalidade. Logo, a existência deste post está mais que justificada.


Compartilhe