Podemos dizer que já foi mais difícil transferir conteúdos do iOS para o Android. Isso mesmo, com o tempo verbal no passado, como sempre deveria ser.
A Apple já foi muito mais restrita neste aspecto, mas entendeu com o passar do tempo que parte do processo em conquistar novos usuários era facilitar a vida deles na hora de migrar para o iPhone. Por isso, lançou em um passado não muito distante um aplicativo que facilita a migração do Android para o iOS.
E como nessa vida “nada se cria, tudo se copia”, o Google foi lá e fez o mesmo: lançou o Mudar para o Android, ferramenta que torna muito mais simples a migração a partir do iOS.
Vamos mostrar neste post como você pode utilizar a nova ferramenta do Google que migra do iOS para o Android para transferir suas fotos e arquivos pessoais de uma plataforma para a outra, de forma simples e descomplicada.
É só instalar o aplicativo e seguir as instruções
O Mudar para o Android é um aplicativo de funcionamento bem simples. Tão simples, que é só você fazer o download do app a partir da App Store, instalar a ferramenta no seu velho iPhone e seguir as instruções que vão aparecer na tela.
Uma vez que o aplicativo está instalado no seu smartphone, vai aparecer um QR Code que precisa ser escaneado pelo seu novo smartphone Android que, por sua vez, precisa ter o Bluetooth ativo para tudo funcionar.
Um smartphone vai reconhecer que o outro está por perto e com o recurso de migração de dados ativo. Você também pode estabelecer o vínculo entre os dois dispositivos através da sua conta de e-mail que será utilizada como conta Google para gerenciamento dos dados.
Agora, você vai selecionar os tipos de arquivos que você quer mover do iPhone para o Android, a partir de categorias que o próprio aplicativo vai indicar (fotos, músicas, documentos, vídeos, calendário, contatos etc.). Você não precisa escolher cada arquivo que será deslocado. Basta escolher as categorias que serão migradas, e o software faz todo o resto.
Uma vez selecionados os arquivos que serão migrados, basta esperar que os dispositivos concluam o processo. Isso vai depender da qualidade de internet que você possui em casa ou no escritório, ou da quantidade de arquivos armazenados no seu antigo iPhone.
Ainda não é perfeito
O aplicativo Mudar para o Android é um lançamento recente do Google, e ainda precisa passar por alguns ajustes e correções para oferecer um funcionamento pleno. Por outro lado, já é um progresso para duas empresas que, no passado, não permitiam esse nível de integração entre as plataformas.
É importante lembrar que ainda é possível utilizar o Google Drive para acessar os arquivos pessoais nas duas plataformas. Porém, os dados do iCloud ainda não podem ser migrados de forma direta, e essa é uma limitação que essa solução possui e que, sinceramente, não acredito que algum dia aconteça.
De qualquer forma, se no futuro você precisar migrar do iPhone para um smartphone Android por qualquer motivo, saiba que a sua vida ficou muito mais fácil para realizar esse complexo processo.