Como migrar do Google Play Music para o YouTube Music

Compartilhe

Se você é um usuário do Google Play Music muito provavelmente já recebeu um alerta sobre a mudança desse serviço para o YouTube Music, a nova plataforma musical da gigante de Mountain View. Por isso, chegou a hora de passar as suas coleções de música de um plataforma para a outra, antes que a Play Music desapareça.

O próprio Google criou uma forma de transferir as músicas para o YouTube Music de forma bem simples, incluindo playlists, canções enviadas pelo usuário e as recomendações para novas músicas. Você tem até dezembro de 2020 para realizar essa migração, e para quem não quer utilizar o novo serviço, você pode fazer o download das suas músicas adquiridas via Google Takeout.

Nesse post, vamos atender aos pedidos de quem não quer esperar até dezembro para realizar o processo de migração, e mostramos como você pode transferir todo o conteúdo do Google Play Music para o YouTube Music.

 

 

 

Faça a mudança para o YouTube Music sem muitos traumas

 

É importante lembrar que, ao mudar de uma plataforma para a outra, você vai transferir as músicas, as playlists, as estações de rádio, canções salvas na biblioteca, gêneros preferidos, informações de pagamento e dados sobre nossos hábitos de usuário.

Existem duas formas de transferir as músicas do Google Play Music para o YouTube Music.

A primeira delas é bem simples: basta entrar no endereço music.youtube.com/transfer e clicar em Transferir. Então, basta todo o processo ser concluído.

A segunda alternativa é realizar o processo de transferência a partir do aplicativo YouTube Music. Abra este aplicativo, toque em sua foto de perfil e vá em Configurações > Transferir > Transferir a partir da Google Play Music.

Nos dois casos os processos são bem simples de serem realizados. Mas antes de seguir em frente, é preciso ter alguns detalhes em consideração.

Primeiro, é possível que você precise ter uma conta ou canal no YouTube para completar a migração. Segundo, você pode realizar o processo de transferência quantas vezes quiser até que o Google feche as portas da Play Music para sempre. Apenas a música adicionada na nossa última transferência será aquela incluída na próxima transferência de dados, o que economiza muito tempo de backup, já que você não precisa transferir todas as músicas novamente.

Também é possível que algumas canções ou álbuns não sejam transferidos por problemas de direitos ou licenças. Além disso, nossa mensalidade paga, a data de pagamento e detalhes de cobrança serão os mesmos no YouTube Music, e o Google vai migrar esses dados mediante a confirmação de alguns dos seus dados.

Por fim, os usuários de contas familiares só podem transferir dados para o YouTube Music a partir do administrador da conta. Os demais membros da família terão suas contas transferidas automaticamente, a não ser que não estejam nos critérios de elegibilidade do novo serviço.

 

 

 

Onde encontrar a música transferida para o YouTube Music

 

Mesmo com uma interface diferente, a mecânica de uso do YouTube Music é bem simples. Basta abrir a opção Biblioteca e entra na opção Álbuns, Canções ou Artistas.

As playlists você vai encontrar em Biblioteca > Listas de Reprodução. Use também o Explorar para descobrir novas músicas, e Buscar para encontrar canções específicas.

 


Compartilhe