Compartilhe

O isolamento social do coronavírus COVID-19 resultou em um número muito maior de pessoas em casa, trabalhando, estudando e consumindo conteúdos dos mais diversos via internet. E isso faz com que o seu sinal WiFi, que já não é perfeito, comece a sofrer ainda mais. E aí você vai parecer os personagens do filme Parasita, transitando pelos cantos da casa para encontrar um local onde o sinal de internet está com qualidade.

Pensando nisso, esse post deixa algumas dicas básicas para ajudar a melhorar ou até repetir o sinal do seu WiFi, para que todos os cantos de sua casa recebam um bom sinal de internet durante a quarentena.

 

 

 

O básico: onde você deve instalar o seu roteador ou modem

 

 

Não é uma questão tão absurda assim, pois isso ajuda e muito na boa qualidade do sinal de sua internet sem fio.

Procure sempre deixar o seu modem no meio da sua casa, para que o sinal chegue equilibrado para todos os lados. Escolha também o local com maior prioridade para uma conexão estável. Além disso, escolha um espaço livre, sem a interferência de móveis ou outros objetos, e aponte as antenas de forma vertical e horizontal (uma em cada posição). E sempre longe de TVs, microondas e telefones sem fio.

 

 

 

Para repetir o sinal do WiFi

 

 

Existem várias formas de fazer isso, e a mais direta e menos complicada é comprando um repetidor de sinal. Eles são do tamanho de um carregador para celular, e pode ser conectado a uma tomada comum. Sua missão é replicar automaticamente o sinal WiFi de nossa rede, com configurações mínimas. Isso ajuda na hora de expandir o sinal WiFi em toda a nossa casa.

Porém, tome cuidado: habilitar um novo ponto de acesso pode comprometer a estabilidade de sua rede, pois se o roteador principal apresentar alguma falha, o repetidor vai reproduzir o erro.

Outra alternativa é utilizar algum modem velho e funcional que vai atuar como repetidor. Mas aqui o processo pode mudar de acordo com o modelo escolhido.

 

 

 

A velha e confiável dica

 

 

No passado, um viral do Life Hack mostrou que uma lata de cerveja pode potenciar o sinal da antena do roteador ou modem. Muitos duvidaram disso, mas na realidade está cientificamente comprovado que o truque funciona. Também vale a pena cobrir as antenas com papel alumínio para melhorar o sinal WiFi.

Mas cortar a lata de cerveja para colocar na antena como um semi-cone ajuda a potenciar o sinal WiFi em um sentido. Pode ser pouco estético, mas é funcional, e é isso o que realmente importa.

Lembrando que o YouTube está cheio de tutoriais que mostram diferentes técnicas para melhorar a qualidade do seu WiFi. E durante a quarentena, você vai ter tempo de sobra para testar alguns métodos.


Compartilhe