Como melhorar a sua internet WiFi sem esforço

Compartilhe

Você não precisa ter conhecimentos avançados de informática ou de internet para melhorar a qualidade da conexão WiFi de sua casa. Na verdade, esse processo é mais simples do que parece, e qualquer pessoa pode resolver os problemas mais comuns com relativa facilidade.

Neste post, vamos apresentar três formas de melhorar e até resolver os problemas mais comuns de internet que a maioria dos usuários acaba enfrentando em suas conexões. Lembrando que não estamos prometendo milagres, já que tudo vai depender da velocidade contratada com sua operadora.

Por outro lado, é possível resolver os gargalos de conexão de forma direta e simples.

 

 

 

Mude os canais de conexão

Por regra, os roteadores de nova geração acabam gerenciando os canais de conexão de forma automática, ou seja, sempre procurando aqueles que estão menos saturados. Mas nem todos os roteadores conseguem fazer isso.

Logo, procure estudar como você pode ajustar o gerenciamento de canais de funcionamento do roteador sem fio, e até mesmo selecionar qual é o canal que determinado dispositivo deve utilizar.

Não é um procedimento dos mais complexos, mas se tudo se tornar muito difícil para você, procure a orientação de um especialista, ou um vídeo tutorial no YouTube. Não tenha preguiça em pesquisar por essa solução.

 

 

 

Revise a posição e o gerenciamento do roteador

A qualidade, o alcance do sinal e a velocidade de conexão da internet sem fio dependem (e muito) da posição que o roteador está instalado em sua casa ou apartamento. Procure instalar esse dispositivo no local mais central possível, para que a conexão seja a mais uniforme possível dentro da residência.

Além disso, é importante gerenciar de forma adequada a largura de banda de sua conexão. Muitos dispositivos conectados simultaneamente na sua rede WiFi vai consumir uma grande quantidade de internet, o que vai afetar o desempenho de sua internet.

Sempre dê prioridade para determinados dispositivos que ficarão conectados por mais tempo ou com tarefas mais complexas. Isso pode ser de grande ajuda a longo prazo.

 

 

 

Reforce a segurança da sua internet WiFi

O desempenho da sua internet sem fio pode ser sensivelmente afetado por causa de problemas de segurança na sua rede. Seu vizinho pode estar pegando carona na sua conexão, e isso vai afetar a experiência de uso dos demais equipamentos que você possui.

E reforçar a segurança de sua internet sem fio é algo muito simples de ser feito: basta mudar a senha de acesso à rede, utilizando uma sequência mais segura.

Isso vai fazer uma grande diferença para a sua conexão de rede. E, se possível, oculte o nome de sua rede WiFi, fazendo com que apenas você possa acessar a sua internet, inserindo manualmente o nome de usuário e senha dessa rede.

 

 

 

Conclusão

Todos os procedimentos deste post podem ser aplicados de forma muito simples e rápida. Em caso de dúvidas, basta realizar uma pesquisa pelos procedimentos na internet, já que o que não falta são materiais que mostram o passo a passo de cada procedimento.

Não seja preguiçoso ou leniente na hora de adotar medidas que podem melhorar a sua experiência de uso na internet. Você só tem a ganhar ao adotar uma certa disciplina neste aspecto.


Compartilhe