Compartilhe

Cuidar da refrigeração do PC é fundamental para garantir o seu bom funcionamento. O aumento de temperatura provoca erros, perdas de dados, bloqueios, reinicializações e/ou desligamentos, reduz a vida útil dos componentes e, em casos extremos, danos irreparáveis.

O superaquecimento de um PC é um fenômeno inevitável, já que parte da energia dos componentes se transformam em calor. Agora, pense como o seu computador sofre durante o verão brasileiro… Mesmo que um PC esteja preparado para funcionar em altas temperaturas e conta com controles para limitar o seu impacto, é preciso controlar tudo isso para obter o melhor desempenho, tanto nos computadores básicos como nos mais avançados.

Aqui, vamos revisar algumas tarefas básicas que qualquer usuário pode executar para melhorar a refrigeração do PC, e que devem fazer parte de qualquer tarefa regular de manutenção.

 

 

Verificar e controlar as temperaturas de um PC

 

 

Existem vários softwares gratuitos que podem monitorar as temperaturas, voltagens ou velocidades dos ventiladores. A temperatura máxima de funcionamento de uma CPU deve ficar entre 70 e 80 graus, mas em um equipamento padrão é possível estabelecer temperaturas muito mais baixas. E os próprios fabricantes de placa-mãe também oferecem esses dados, com BIOS UEFI cada vez mais completas.

 

 

Limpeza geral

 

 

O pó se acumula no PC, obstrui condutos de ventilação, reduz a eficácia dos ventiladores e aumenta a temperatura. Uma limpeza regular pode ajudar a manter um fluxo correto de refrigeração. E a limpeza é bem simples, e pode ser mais eficiente se você usar um aspirador. Não tenha preguiça em desmontar com calma o desktop, pois isso pode evitar problemas muito maiores no futuro.

 

 

Limpeza de um notebook

 

 

A limpeza do notebook melhora a sua aparência e o funcionamento. Você visualiza melhor os elementos da tela, conta com melhor resposta do teclado e melhorar a refrigeração. Depois de desconectar todos os elementos, é fundamental você realizar a limpeza do chassi, do teclado, da tela e das brechas de ventilação. Se possível, desmonte todo o notebook, faça a limpeza, e monte tudo de novo. Se você não sabe o que está fazendo, não desmonte. Se tem conhecimento na área, faça isso de tempos em tempos.

 

 

Refrigeração CPU – GPU

 

 

O processador é o coração do seu equipamento, e um bom sistema de refrigeração (obviamente, o mais limpo possível) é imprescindível para manter uma temperatura correta. A refrigeração da GPU também é fundamental, pois em PCs gaming é um dos itens mais exigidos, e um daqueles que mais sofre do aumento de temperatura. Refrigeração por ar, refrigeração líquida e troca da pasta térmica são procedimentos que você deve considerar.

 

 

Ventiladores – Fluxo de Ar – Cabeamento

 

 

Buscar o equilíbrio entre o ruído emitido e a velocidade para manter tudo fresco no chassi e os componentes é o principal objetivo. Alguns aplicativos permitem modificar a mudança de rotação dos ventiladores, mas colocar um ventilador de qualidade e bom tamanho é suficiente para manter tudo fresco. O chassi ideal para reduzir o calor dos componentes internos é aquele que permite que todos os componentes sejam acondicionados de forma racional e eficiente. E o cabeamento precisa ser instalado de forma correta. Caso contrário, tudo vai fritar.

 

 

Conclusão

 

Limitar o superaquecimento do PC é simples e pode entrar na sua rotina regular. Componentes de refrigeração avançados custam muito dinheiro, mas dedicar algum tempo na limpeza é algo de graça e muito vantajoso para evitar problemas e aumentar a vida útil dos componentes.


Compartilhe