Como melhorar a internet de sua casa sem gastar dinheiro

Compartilhe

O confinamento provocado pela pandemia colocou à prova a conexão de internet de muitos lares. Com mais gente em casa por mais tempo, a pressão nas redes sem fio é muito maior, especialmente em cenários de uso simultâneo de vários dispositivos com tarefas que consomem uma grande largura de banda.

Você pode resolver essa situação trocando o roteador por um modelo de última geração, ou criando uma rede WiFi Mesh. Mas é possível melhorar a rede sem fio de sua casa sem gastar dinheiro. Nesse post, vamos compartilhar alguns conselhos que podem ajudar a melhorar a sua velha conexão de rede sem fio sem custos adicionais.

Antes, leve em consideração que a velocidade de internet contratada e a qualidade do serviço oferecido pelo provedor pesam muito nessa equação, e milagres não existem. Se nenhuma dica resolver, é melhor discutir a relação com o provedor, reclamando diretamente com eles.

 

 

 

Uso da internet em diferentes cômodos da casa

 

Um dos problemas mais frequentes. Antes do confinamento, o consumo de internet poderia acontecer em espaços muito específicos da casa. Agora, com mais gente em casa, vários são os pontos de consumo.

Se você está nessa situação, há algumas formas de resolver isso. E a melhor delas é mudando a localização do roteador, eliminando (dentro do possível) os obstáculos que o mesmo pode encontrar pelo caminho.

Colocar o roteador em uma posição elevada e um pouco mais próximo dos locais onde queremos que a conexão chegue, deixar as portas abertas e remover dispositivos que podem causar interferências também são medidas muito bem vindas.

 

 

 

Uso inteligente da conexão da internet

 

Se todo mundo usa a internet o tempo todo assistindo séries em HD na Netflix ou fazendo o download de jogos no PS4, com certeza a internet vai saturar. Isso pode ser resolvido de forma bem simples: fazendo um uso inteligente e responsável da conexão de internet.

Estabeleça horários e formalize acordos com todos os membros da família, para que todos contem com uma internet estável quando precisa durante um determinado período do dia. Downloads pesados devem ser feitos quando mais ninguém está utilizando a conexão de internet.

Por exemplo, deixe o download de conteúdos e aplicativos pesados durante a sua pausa após o almoço ou nas madrugadas, especialmente quando são downloads que vão durar várias horas.

 

 

 

Outras formas de melhorar uma conexão de internet lenta

 

Atualizar o roteador é uma das formas mais simples e eficientes. Alguns fabricantes lançam atualizações periódicas que introduzem melhorias no desempenho e de estabilidade, além de oferecer novas funções interessantes.

Não seja obcecado com o WiFi 5. Ele é sim mais rápido, mas tem um alcance inferior comparado com o WiFi 4, o que significa que, em algumas situações, ele pode ser a melhor opção. Por exemplo, ao usar o smartphone em casa, quando você está muito longe do roteador, é melhor se conectar com a faixa de 2.4 GHz.

Desativar os protocolos antigos, como o WiFi 3 ou inferiores pode ajudar a melhorar o desempenho dessa rede de forma importante. Também podemos entrar no menu de configuração do roteador e mudar os canais e a largura dos mesmos para melhorar a sua conexão. Os roteadores mais atuais fazem esse processo automaticamente.

Orientar as antenas (quando possível) também pode ajudar a melhorar o sinal e, em casos específicos, a reinicialização do roteador também pode ter efeitos positivos. Só leva alguns segundos.


Compartilhe