Muito se fala sobre métodos para evitar o superaquecimento dos smartphones durante o verão, mas ninguém pensa muito que os computadores (desktops ou notebooks) também podem sofrer (e muito) das elevadas temperaturas dessa estação do ano.
Para obter um bom funcionamento do computador, ele precisa se manter nas temperaturas mais adequadas, com ventiladores funcionando por muito mais tempo. Algo que é difícil de ser alcançado em dias com mais de 30 graus.
Para que o verão não se transforme em um pesadelo para o seu PC, vamos mostrar neste post uma série de conselhos para ajudar a manter as temperaturas do equipamento sob controle.
Vamos dividir este artigo em duas partes: notebooks e desktops. Aqui, as estratégias são diferentes, já que são equipamentos com características distintas.
Notebooks
Eu mesmo levo um notebook para eventualmente trabalhar nas férias, e Araçatuba (SP), cidade onde os meus pais vivem, alcança temperaturas acima dos 40 graus com frequência.
Então, chegou a hora de compartilhar algumas dicas que podem evitar o superaquecimento dos computadores portáteis durante o verão.
Evite a luz solar direta
Cuidado para não deixar o seu notebook exposto direto ao sol, pois isso pode ser realmente perigoso para o dispositivo.
Se vai deixar o portátil dentro do carro, escolha um local que tenha sombra, pois a luz do sol pode danificar alguns componentes pelas elevadas temperaturas.
Jamais deixe o notebook dentro do carro se você vai estacionar o veículo em um local sem sombra naquele dia de sol quente. Simples assim.
E mesmo que você encontre uma sombra para estacionar, considere que o acúmulo da temperatura que o carro parado vai receber pode acabar com o seu equipamento.
Use um case
Considere a compra de um case para proteger o seu notebook e, se possível, compre um modelo preparado para suportar grandes variações térmicas.
Tal acessório pode salvar a vida do seu computador portátil nos dias mais quentes.
Mantenha sempre limpa a área de ventilação
As áreas de ventilação do notebook não devem contar com poeira ou sujeira para que ela cumpra com o seu papel, principalmente nos dias mais quentes.
Você não vai querer que a sujeira acabe com os componentes internos do portátil, provocando um superaquecimento, certo?
Use o notebook desconectado da tomada
Procure carregar a bateria do notebook durante a noite no verão. E durante o dia, use o portátil desconectado da tomada.
A eletricidade vai promover o aumento de temperatura dos componentes internos do notebook.
Use uma base de resfriamento
Este é o melhor acessório que você pode usar para dissipar o calor do seu notebook.
Os ventiladores auxiliares (recomendamos o uso de pelo menos 3 ventiladores) da base ajudam a reduzir a temperatura interna do notebook, preservando a integridade do equipamento como um todo.
Desktops
Os desktops também não conseguem lidar muito bem com as temperaturas elevadas. E diferente dos notebooks, você não consegue tirar o PC do lugar.
Por isso, as dicas para reduzir a temperatura neste caso são ainda mais valiosas.
O local de instalação do desktop
Procure instalar o desktop em um local onde a dissipação do calor é facilitada. O ideal é que o habitáculo onde o computador vai ficar seja 3 ou 4 vezes maior que a própria torre.
Escolha a altura da torre
Pense que o ar frio é mais denso que o ar quente. Ou seja, procure instalar o seu desktop em uma posição mais baixa (pelo menos a 20 centímetros do chão), pois dessa forma o equipamento segue ganhando o ar mais frio, mesmo que ele fique mais suscetível à poeira.
Mantenha a torre fechada
Não deixe o seu gabinete aberto, mesmo que o calor seja escaldante. E o motivo é bem simples: ao manter a torre aberta, os componentes internos vão absorver uma maior quantidade de poeira, o que pode ser muito pior para o equipamento como um todo.
Cuidado com as entradas e saídas de ar
As entradas e saídas de ar são partes fundamentais para manter os componentes internos nas temperaturas adequadas.
Evite bloquear essas áreas do gabinete para evitar que o hardware trabalhe a mais de forma desnecessária, reduzindo assim os riscos de avarias.
Limpeza
Procure realizar a limpeza periódica e adequada do computador nas partes interna e externa.
Realize a limpeza do equipamento a cada seis meses, com maior ênfase para a remoção de poeira na parte interna e nas entradas e saídas de ar na parte externa.
Evite o overclock durante o verão
O overclocking aumenta a frequência dos componentes do computador, e quanto maior é a velocidade do hardware, maior será a temperatura interna gerada pela prática.
Quando o usuário realiza o overcloking na CPU ou GPU, ele modifica o parâmetro padrão estabelecido pelo fabricante para obter um melhor desempenho, e cada um desses componentes vão registrar temperaturas muito mais altas do que aquelas recomendadas para o seu funcionamento adequado.
Por isso, evite o overcloking nos dias de verão intenso. Os ventiladores do seu PC não vão conseguir dissipar tanto calor, e os problemas certamente vão aparecer.
Os profissionais na prática do overclocking certamente usam medidores para controlar esse superaquecimento. Mesmo assim, o recomendado é evitar a prática e dar um descanso para o equipamento.
Até mesmo para que você tire umas férias do computador e aproveitar a vida como um todo.
Conclusão
Com as dicas deste artigo, você pode gerenciar melhor o uso do desktop ou notebook durante o verão, período do ano onde as temperaturas estarão muito mais elevadas.
Não são dicas muito complexas, e qualquer pessoa pode cumprir com os requisitos para evitar possíveis avarias nos equipamentos por conta do calor.
Minha dica final é a seguinte…
No verão, a maioria de nós, meros mortais, está em férias. Logo, deixe um pouco o computador de lado e aproveite esse período do ano.
Se você não pode ir para a praia ou para um local que você gosta (é o meu caso), aproveite para descansar, sair por aí, aproveitar um pouco a vida e relaxar.
A não ser é claro que você seja um blogueiro de tecnologia, que tem que encarar um calendário de lançamentos maluco e uma CES que sempre acontece nas primeiras semanas de cada ano.