TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como manter o seu anonimato com os chats secretos do Telegram | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como manter o seu anonimato com os chats secretos do Telegram

Como manter o seu anonimato com os chats secretos do Telegram

Compartilhe

Muitos usuários estão mais preocupados com os aspectos de privacidade, e o Telegram possui recursos específicos para atender a esse público.

O aplicativo, que é o principal concorrente do WhatsApp no segmento de mensagens instantâneas, conta com um sistema de proteção de dados um pouco mais robusto que a concorrência, para oferecer maiores garantias para quem compartilha conteúdos e mantém conversas dentro da plataforma.

É claro que ele não é perfeito (e nenhum sistema é), mas ao menos tentam de forma mais enfática manter os seus usuários um pouco mais seguros.

Um dos recursos do Telegram que merece receber destaque é a possibilidade de criar chats secretos dentro da plataforma. E é sobre isso o que vamos falar neste artigo.

 

O que é um chat secreto do Telegram

A grande diferença de um chat secreto para um chat normal no Telegram é que o primeiro recebe alguns métodos específicos e focados na segurança de dados do usuário, o que pode ser muito útil para aquelas conversas mais importantes ou confidenciais, independente do tema ou motivo para aquela conversa acontecer.

Na verdade, não existem muitos mistérios neste caso. O próprio Telegram mostra de forma clara na sua interface que o usuário pode ativar aquela conversa como secreta a qualquer momento. Porém, muitos usuários simplesmente desconhecem a real finalidade dessa característica na plataforma, e precisam ser esclarecidos sobre isso para um melhor uso da ferramenta de mensagens instantâneas.

O principal diferencial do chat secreto do Telegram é que toda a conversa é codificada em modo ponta a ponta, de forma similar ao que acontece no WhatsApp. Em teoria, apenas você e a outra pessoa envolvida na conversa poderão acessar o conteúdo dessa conversa.

Outro diferencial do Telegram em relação à concorrência é que as conversas secretas e codificadas são exibidas exclusivamente nos dispositivos onde elas foram iniciadas ou criadas. Ou seja, se você começou aquele chat secreto no smartphone, ela não será exibida no computador, diferente do que acontece com outras plataformas.

Sobre esse último aspecto, eu nem preciso dizer o quão positivo ele é para reforçar os aspectos de privacidade dos usuários. Isso evita que terceiros possam acessar a conversa de forma não autorizada, a partir de outro dispositivo.

Se alguém tentar acessar as suas conversas a partir da versão web do Telegram, não vai conseguir visualizar o conteúdo dos chats secretos que você iniciou no smartphone.

A promessa da plataforma é estabelecer um ambiente virtual seguro tanto para as mensagens de texto como para o envio de imagens e vídeos dentro daquela conversa. Para isso, os chats secretos do Telegram também contam com as seguintes características ou diferenciais:

  • Não é possível realizar capturas de tela dentro das conversas (a não ser que você registre uma foto da tela do seu telefone com outro smartphone).
  • O sistema não exibe a mensagem dentro do chat secreto na área de notificação do dispositivo, evitando que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo da conversa através da visualização prévia.
  • O conteúdo do chat secreto não é armazenado nos servidores do Telegram e, mesmo que o fosse, a codificação ponta a ponta impediria o acesso ao conteúdo da conversa.
  • As mensagens não podem ser encaminhadas para outra pessoa, grupo ou canal dentro do Telegram.
  • As fotos que são enviadas dentro do chato secreto ficam desfocadas quando exportadas.

 

Como criar e autodestruir um chat secreto no Telegram

Criar um chat secreto no Telegram é algo bem simples: basta tocar no ícone correspondente na parte inferior da interface, e aquela conversa se torna privada dentro da plataforma.

Logo, como temos algum tempo para desenvolver um pouco mais o conteúdo deste artigo, vale a pena também mostrar como ajustar a configuração de autodestruição de uma mensagem dentro desse tipo de conversa.

Dessa forma, você pode eliminar qualquer parte da conversa com o passar do tempo, para que não fique registros do que você disse dentro daquela comunicação, evitando que você se comprometa com algo que você disse e não quer que outras pessoas saibam (por exemplo).

Faça o seguinte:

  1. Abra o Telegram no seu smartphone.
  2. Selecione o botão na parte inferior da interface com o formato de um lápis para iniciar uma nova conversa.
  3. Adicione as pessoas que você deseja que participem dessa conversa.
  4. Toque sobre os três pontos na parte superior direita da interface.
  5. Toque na opção Configurar Autodestruição e indique o tempo que a mensagem será eliminada automaticamente.

A partir de agora, quando aquela pessoa acessar a conversa no Telegram, só terá o tempo que você indicou para ver o conteúdo da mensagem enviada por você. Uma vez que esse limite de tempo for alcançado, a mensagem vai desaparecer para sempre, sem qualquer chance de retorno.

 

Conclusão

Nosso objetivo aqui foi ajudar aos usuários que estão efetivamente preocupados em manter uma maior privacidade dentro do Telegram, e os recursos apresentados no artigo ajudam efetivamente a proteger as informações enviadas dentro dessa via de comunicação.

Porém, a melhor forma de se prevenir de vazamentos de dados e outros constrangimentos envolvimento as comunicações dentro de qualquer plataforma de mensagens instantâneas ou redes sociais é mesmo utilizando o senso comum.

Ser um pouco mais racional e tomar uma certa dose de cuidado na hora de enviar e receber conteúdos dentro dos comunicadores instantâneos é a melhor forma de se prevenir de pessoas que podem te prejudicar na internet.

Mesmo porque, tal e como eu indiquei de forma clara neste artigo, nem mesmo o recurso de chat secreto do Telegram é perfeito ou infalível. Não se esqueça que a outra pessoa envolvida na conversa pode muito bem pegar um segundo smartphone e registrar fotos e vídeos da conversa que você está mantendo com outra pessoa.

Ou seja… para garantir que ninguém vai mesmo ficar sabendo o que foi compartilhado na conversa, o seu bom senso ainda é a melhor medida. Ter ou não ter este aspecto pode ser crucial para preservar a sua imagem na internet.


Compartilhe