Snapchat e Instagram contam hoje com um modo de envio de mensagens que se autodestroem depois de um determinado período. É uma ferramenta muito útil, especialmente quando temos conteúdos que não queremos que sejam distribuídos como imagens.

No WhatsApp, tal recurso não existe de forma nativa. Porém, um aplicativo gratuito nos oferece esse desejado recurso. O Pronto (Android, iOS) precisa das permissões de acesso à câmera e aos nossos contatos para enviar as mensagens.

Depois de instalado e com as permissões concedidas, veremos que ele abre uma interface muito similar ao do Snapchat. Nele, podemos escrever uma mensagem de texto (de até 200 caracteres), gravar um vídeo, enviar um arquivo ou registrar uma foto que pode receber um texto ou “pintar à mão”.

Com a mensagem criada, você pode salvar a mesma, determinar quanto tempo queremos que a mensagem fique disponível antes da eliminação, ou proteger a mensagem contra capturas de tela, onde seremos notificados em eventual tentativa de tal ação.

Selecionados os parâmetros, clique no ícone de flecha na parte inferior direita para gerar o link com a mensagem, com várias opções de compartilhamento. Incluindo o WhatsApp e outros serviços de mensagem instantânea ou redes sociais.

Escolha o WhatsApp e o contato que vai receber a mensagem que chega em forma de link com o conteúdo criado. Uma vez que o contato viu a mensagem, ela caduca e não pode voltar a ser vista depois do tempo estabelecido. Mas você pode re-enviar o conteúdo através do histórico de mensagens enviadas.

 

Download | Pronto | iOS | Android