O Google Mapas é um dos aplicativos mais utilizados pelos usuários dos produtos e serviços da gigante de Mountain View. Isso acontece pela longevidade, praticidade e simplicidade que o app oferece para as tarefas do dia a dia.
Além de ferramenta para localização individual, desenvolvimento de rotas, visualização sobre onde está o seu smartphone e em caso de perda e roubo, o Google Mapas pode mostrar onde os seus amigos e familiares estão, caso eles compartilhem o posicionamento no mapa ou através do Family Link.
Neste artigo, vamos mostrar de forma simples e resumida como cada recurso de localização baseado no Google Mapas funciona, para que você use a melhor solução para cada cenário apresentado.
Localizando seu próprio dispositivo
A função “Encontrar meu Dispositivo” do Google para Android permite ver a localização do próprio celular em tempo real.
Essa ferramenta de segurança é configurada no próprio aparelho e pode ser acessada pelo site ou app “Find My Device” em outro dispositivo Android.
No iPhone, a ferramenta equivalente é o “Localizar” no iCloud, usando mapas da Apple, que oferece um serviço semelhante, mas independente do Google Maps.
Compartilhamento de localização com amigos
O Google Mapas permite o compartilhamento de localização em tempo real com amigos ou contatos, mediante autorização.
O amigo precisa iniciar o compartilhamento, que pode ser por tempo indefinido ou por um período fixo.
Durante o compartilhamento, o Google Mapas exibe o ícone de perfil do amigo, indicando a localização, a distância até ele, a carga de bateria e o horário local.
O próprio aplicativo notifica regularmente os usuários que compartilham suas localizações, evitando exposições involuntárias.
Localizando filhos no Google Family Link
Com o Google Family Link, os pais podem ver a localização dos filhos que tenham contas supervisionadas, desde que os dispositivos estejam configurados para permitir essa função. Caso contrário, o recurso não vai funcionar.
Através do Family Link, além de visualizar a localização no Google Maps, os pais podem configurar alertas para saber quando o filho chega ou sai de locais como a escola ou casa, garantindo controle e segurança.
Configuração e permissões necessárias
Todos os métodos descritos dependem de permissões e configurações prévias. No caso do Family Link, é preciso ativar controles de localização específicos, onde os ajustes devem ser feitos pelo proprietário do dispositivo antes do cenário onde o recurso precisa entrar em ação acontecer.
Para a localização de amigos, o compartilhamento é voluntário e ajustável, reforçando a segurança e a privacidade de cada usuário.