Como localizar os downloads no seu smartphone | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como localizar os downloads no seu smartphone

Como localizar os downloads no seu smartphone

Compartilhe

Você faz o download de tudo o que se move e faz barulho na internet no seu smartphone. E isso é algo absolutamente normal. Até hoje eu faço o mesmo no meu notebook, ferramenta de trabalho que deveria usar exclusivamente para ganhar dinheiro, mas acho mais interessante guardar memes para usar nos momentos mais oportunos.

Hoje, muitas pessoas usam o smartphone como dispositivo principal de tecnologia. Dessa forma, todos os conteúdos que você considera como importantes e relevantes são armazenados nele, indo de contratos de trabalho até aquela foto mais picante que você recebeu daquela colega de trabalho que você está de olho.

Por outro lado, muitas pessoas não sabem onde esse conteúdo é armazenado, ou como localizar esses arquivos salvos no telefone.

E é para isso que eu estou aqui: para ajudar a esclarecer as coisas.

 

 

 

Onde vão parar os downloads feitos no smartphone?

É claro que cada aplicativo vai ter a sua pasta específica para downloads. Por exemplo, o WhatsApp tem uma pasta própria, onde divide os conteúdos recebidos pelo usuário em suas conversas nas categorias específicas, como GIFs, vídeos, fotos, músicas, documentos e outros. Programas como Instagram e Facebook Messenger seguem a mesma regra.

Porém, quando utilizamos um navegador web qualquer no smartphone (como Google Chrome, Microsoft Edge, Opera, Brave, etc), em via de regra, os arquivos que você seleciona para salvar no telefone vão parar em uma pasta muito específica:

/sdcard/download

O mesmo tende a acontecer quando decidimos armazenar conteúdos que são salvos a partir de outros recursos do sistema operacional, como por exemplo o gerenciador de downloads e aplicativos que, de alguma forma, estão conectados com o navegador web.

Ou seja, quando você decidir realizar uma busca por esses arquivos no seu smartphone, muito provavelmente eles estarão nesse caminho que indiquei acima. O que pode variar é que, dependendo da forma em como você configurou o seu smartphone, a pasta de downloads pode estar no cartão de memória microSD instalado no dispositivo.

Mas… como vou abrir essa pasta de downloads para executar programas e abrir arquivos de fotos e vídeos que salvei no telefone?

 

 

 

Com um gerenciador de arquivos, é claro!

Vários fabricantes de smartphones que utilizam ROMs customizadas já deixam pré-instalado no dispositivo um aplicativo específico para o gerenciamento de arquivos do sistema operacional Android. Com ele, você pode localizar as diversas pastas do software, incluindo a pasta downloads e, dessa forma, pode abrir, renomear, copiar, mover e eliminar esses arquivos.

Nada impede também que você escolha um aplicativo de terceiros para gerenciar os arquivos salvos e armazenados no seu smartphone. A Google Play Store oferece um verdadeiro mar de opções de softwares dentro dessa categoria. Porém, certifique-se que você vai instalar um programa que seja de qualidade, confiável e seguro.

Caso contrário, os seus problemas podem ser bem maiores do que não localizar a tal foto picante que você recebeu.

De qualquer forma, saber o caminho da pasta onde você vai encontrar todos os downloads realizados no seu smartphone já é meio caminho andado. A partir daí, você pode começar a gerenciar essa e outras pastas de arquivos do telefone, colocando um pouco de organização em sua vida.

Pelo menos neste aspecto, pois arrumar o seu guarda-roupa é algo que você já entregou para Deus. Ou para o primeiro robô que aceite realizar essa ingrata tarefa.


Compartilhe