Como localizar endereços ou telefones comerciais nos smartphones Android

Compartilhe

O Android é um sistema operacional onipresente. Está presente na grande maioria dos smartphones disponíveis no mercado, e alguns fatores ajudam a explicar a sua popularidade. Um desses fatores é a sua enorme capacidade de customização.

Cada fabricante de dispositivo com o sistema operacional do Google pode deixar o software com a sua cara, do seu jeito. Dessa forma, cada marca entrega a sua experiência de uso, adotando assim um maior grau de identidade para o seu produto.

Tal prática tem um efeito colateral indesejável pelo Google, que é a fragmentação do Android. Diferente do iPhone, onde todos os usuários recebem a atualização de software ao mesmo tempo, os diversos fabricantes adotam janelas diferentes para entregar as novidades e correções para os seus dispositivos.

A longo prazo, isso traz muitos problemas para o Google. E, nesse momento, o problema da fragmentação não possui uma solução plausível ou viável. Todo mundo vai ter que conviver com isso de forma definitiva.

Porém, ainda estamos falando do Android que, na essência, é o mesmo para todos os dispositivos. E algumas funções mais desconhecidas funcionam da mesma forma em todos os dispositivos comercializados. É o caso da funcionalidade que vamos dar destaque neste post, com um truque para realizar a localização em tempo real a partir da nossa lista de contatos.

 

 

 

Um recurso bem interessante para qualquer emergência

 

Você não sabia disso, mas dá para buscar localizações através do aplicativo de contatos padrão instalado no seu smartphone Android. Ninguém vai atrás dessa funcionalidade porque, convenhamos, já temos o Google Mapas para mostrar a nossa localização e tudo o que está ao nosso redor com muita eficiência e praticidade.

Porém, o recurso de localização a partir dos números armazenados em nossa lista de contatos no telefone é muito útil para encontrar os telefones dos estabelecimentos comerciais de uma determinada região, podendo ser ainda mais eficiente que o aplicativo de mapas do Google neste aspecto.

A seguir, o que você precisa fazer para ativar o recurso. Lembrando que esta é uma funcionalidade que será ativada da mesma forma em todos os smartphones Android. A execução deste procedimento é bem simples, pois basta entrar em algumas telas que estão um pouco escondidas no sistema.

1) Entre no seu aplicativo de Contatos padrão no seu smartphone, ou entre no aplicativo de Telefone (aquele utilizado para realizar chamadas) e acesse os seus contatos por essa via.

2) Dentro de Contatos, toque nos três pontos da parte superior do lado direito para acessar o menu de opções, e toque em Configurações.

3) Em Configurações, selecione Locais Próximos, e então vai aparecer uma nova tela onde vai aparecer um item chamado Resultados de Busca. Ative esta opção.

4) Então, o sistema vai pedir para iniciar sessão com um endereço de e-mail para realizar a localização em locais próximos. Além disso, você precisa ativar as permissões para que o aplicativo acesse a sua localização.

 

Feito tudo isso, basta realizar uma busca sobre a localização de algum estabelecimento comercial, e o aplicativo mostra os números de negócios relacionados com a sua busca dentro do aplicativo de contatos, onde você pode realizar chamadas sem precisar abrir outros aplicativos.


Compartilhe