Como limpar o iPhone por completo, removendo o lixo no iOS

Compartilhe

Chega uma hora na vida de todo usuário do iPhone que é preciso eliminar toda aquela porcaria recebida pelo WhatsApp, ou os memes armazenados que nunca são utilizados. E existem alguns pontos do iOS que precisam ser enfatizados nessa limpeza.

Deixar o seu iOS mais limpo é fundamental para manter o bom desempenho do seu dispositivo por mais tempo. Até porque a Apple não faz milagres (nunca fez, na verdade).

Por isso, apresentamos nesse post algumas dicas que podem ajudar na limpeza de dados do seu iPhone, colocando o seu iOS em dia para seguir aguentando o tranco de sua rotina.

 

 

 

Elimine aplicativos, e deixe que o iOS elimine apps por você

 

Uma regra básica: se você tem aplicativos que você não utiliza, não faz muito sentido mantê-los instalados no seu iPhone. Agora, se você está com preguiça para fazer essa remoção, o próprio iOS tem um recurso que elimina esses apps pouco ou jamais utilizados. Você vai se surpreender com a quantidade de aplicativos que jamais utilizou no smartphone.

 

 

 

Cuidado com o WhatsApp

 

Um dos grandes vilões na hora de devorar espaço de armazenamento em qualquer smartphone. Por isso, controle quantos dados cada conversa possui, para decidir o que você pode (e deve) eliminar.

Para isso, faça o seguinte:

 

  1. Vá para as configurações do WhatsApp
  2. Clique em Armazenamento e Dados > Gerenciar armazenamento
  3. Reveja conversas e itens que ocupam mais espaço

 

As conversas que ocupam mais espaço de armazenamento com certeza contam com fotos, vídeos, áudios e GIFs que podem ser eliminados para liberar espaço no iPhone.

 

 

 

Envie dados para a nuvem e elimine arquivos locais

 

Para quem decidiu comprar mais espaço de armazenamento no iCloud, é mais que obrigatório enviar fotos, vídeos e outros arquivos relevantes para a nuvem de dados para liberar o iPhone do sufoco pela falta de espaço para novos dados.

Não só o recurso faz o envio desses conteúdos, mas também o backup do iPhone inteiro. Para muita gente, tal recurso é um investimento muito importante para o seu dia a dia, salvando arquivos importantes para o trabalho e estudo (também).

 

 

 

Excluir as “fotos ao vivo”

 

Por mais interessante que o recurso possa parecer, fotos ao vivo são, na prática, pequenos trechos de vídeos que o iPhone grava. E vídeos, como regra, pesam mais que fotos. Logo, se você não tem mais espaço de armazenamento no seu smartphone da Apple, apagar as fotos ao vivo pode ajudar a resolver o problema.

 

 

 

Excluir os dados do item “Outros”

 

O item “Outros” é algo tão genérico, que é solenemente ignorado pela maioria dos usuários. Mas é aqui que você vai encontrar o histórico de arquivos, cookies, arquivos temporários, dados do sistema, vozes do Siri e outros. Eliminar esses arquivos vai liberar um bom espaço de armazenamento no seu dispositivo.

 

 

 

Restaurar o iPhone

 

É o último recurso, e só deve ser utilizado se todos os passos anteriores não funcionaram, e o seu iPhone ainda sente a falta de espaço livre no armazenamento. Antes de utilizar tal solução, faça um backup dos seus dados mais importantes, ou certifique-se que o seu backup automático está atualizado.


Compartilhe