TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como limpar corretamente a tela do seu smarpthone e de outros eletrônicos (o que fazer e o que NÃO fazer) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como limpar corretamente a tela do seu smarpthone e de outros eletrônicos (o que fazer e o que NÃO fazer)

Como limpar corretamente a tela do seu smarpthone e de outros eletrônicos (o que fazer e o que NÃO fazer)

Compartilhe

Higiene e melhor qualidade na hora do uso. Esses são dois ótimos argumentos para que você dedique algum tempo para limpar a tela do seu smartphone.

Aliás, não só a do smartphone, mas a tela de computadores, tablets e qualquer outro dispositivo compatível. E você não precisa ser obcecado neste processo. Basta fazer a limpeza com atenção e dedicação.

Neste post, vamos deixar alguns conselhos sobre como você deve limpar a tela do seu smartphone ou dispositivo eletrônico sem correr riscos no processo. Tão importante quanto saber quais produtos utilizar é também conhecer aqueles que não são recomendados para o processo.

O mais importante é não colocar o seu dispositivo eletrônico em risco em um processo que, na prática, existe para prolongar a vida útil do seu caro gadget.

 

Os produtos e técnicas que você NÃO DEVE UTILIZAR

A primeira e mais óbvia recomendação: NÃO USE ELEMENTOS PONTIAGUDOS.  Sua tela pode ficar seriamente danificada se você não seguir este conselho, e quero acreditar que você já sabia disso antes mesmo de entrar neste tópico.

Aqui, está valendo a mesma regra que alguns especialistas em tecnologia já mencionaram para outros aspectos relacionados ao smartphone como, por exemplo, o conector USB e os alto-falantes.

Por mais que você pense que um elemento com ponta pode ajudar a limpar cantos ou elementos mais restritos e limitados, esse mesmo item pode resultar em danos irreversíveis ao hardware. E no caso das telas dos smartphones, riscos que não vão sair de forma alguma.

Outro conselho muito importante aqui é não utilizar materiais abrasivos para a limpeza da tela como, por exemplo, os produtos limpa-vidros para janelas. Esses líquidos contam com materiais que podem danificar os componentes eletrônicos integrados na tela do seu smartphone.

Nem é preciso pesquisar muito sobre isso. Eu vou indicar o material que é recomendado pela maioria dos especialistas para realizar a limpeza da tela do seu smartphone ou equipamento eletrônico. Basta seguir este item para descartar todos os demais que eventualmente poderiam limpar a tela do seu eletrônico.

Líquidos para polimento e produtos similares também não são recomendados, pelos mesmos motivos que recomendamos evitar o uso dos líquidos para limpar janelas. E é importante que você tenha em mente que não é qualquer pano de limpeza que pode ser utilizado para limpar a tela do seu smartphone. Papel toalha e panos com materiais que soltam resíduos devem ficar longe do processo.

 

O procedimento adequado para limpar a tela do smartphone

Vamos começar falando sobre os tipos de tecido e líquidos que devem ser utilizados no procedimento de limpeza de telas de smartphones, tablets, notebooks e outros dispositivos eletrônicos.

É de consenso geral que você deve utilizar um pano de microfibra para realizar essa limpeza, por ser o material mais recomendado para a tarefa. E não precisa ser um pano específico ou que custa R$ 219 como algumas marcas com logo da maçã mordida tentam enfiar goela abaixo de alguns otários que eu conheço. Pode ser aquele lencinho que acompanha os óculos.

Sobre o líquido, o recomendado é que você utilize um álcool isopropílico com porcentagem de 90% ou mais. Alguns estabelecimentos especializados em produtos de informática ou assistência técnica especializada em smartphones pode oferecer esse item para compra.

Sobre o procedimento de limpeza, não existe muito mistério: aplique uma pequena quantidade do líquido no pano e passe sobre a superfície do dispositivo, sem exercer uma força excessiva em locais onde os resíduos custam mais para sair.

Vale a pena reservar um pedaço de pano de microfibra para passar sobre a tela depois da primeira aplicação, justamente para remover o excesso de líquidos que pode permanecer na tela, além de reforçar a redução dos resíduos mais persistentes. Caso contrário, não aplique muito líquido no pano que será aplicado na tela.

 

Conclusão

Limpar a tela de um dispositivo eletrônico não é um processo complicado, e é uma tarefa que pode ser executada por qualquer usuário, independente do seu nível de conhecimento em tecnologia.

O mais importante neste processo é ter um certo nível de bom senso na hora de executar a limpeza da tela do seu dispositivo eletrônico. Aliás, esse requisito também é fundamental para utilizar um gadget conectado na internet.

Mas como só estamos falando de um procedimento de manutenção de um dispositivo de tecnologia, podemos simplesmente dizer que um pouco de calma e racionalidade resolvem a questão com relativa facilidade.


Compartilhe